Mundo da tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)
(ENEM - IES - SINAES - ENADE - ProUni - FIES
LEGISLAÇÃO:
Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 - Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 - Regulamentação do Sinaes

Portaria nº 107, de 22 de julho de 2004 - Regulamentação do ENADE
É de responsabilidadedos dirigentes das IES divulgar amplamente, junto ao seu corpo discente, a lista dos estudantes habilitados ao ENADE

PORTARIA Nº 338, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011 - Estabelece os procedimentos de divulgação dos indicadores de qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES).
Prova ENADE: duração de 4 horas
Componentes: questões de FORMAÇÃO GERAL e de conteúdo ESPECÍFICO do curso

FORMAÇÃOGERAL: será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive.

ENADE:
FORMAÇÃO GERAL: será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive.
QUESTÕES que contemplam: arte e cultura; avanços tecnológico; sociodiversidade; relações de trabalho; democracia, ética e cidadania;tecnologia da informação; vida urbana e rural; violência; responsabilidade social; políticas pública; globalização e geopolítica; ecologia e biodiversidade; ciência, tecnologia e inovação.

QUESTÕES ESPECÍFICAS DO CURSO: será considerada a formação de um profissional técnico com competências, habilidades, atitude e valores, a serem adquiridos ao longo do curso de medicina.
MEC: por estar centradona trajetória e não no ponto de chegada, o Enade é composto por questões de baixa, média e alta complexidades, contemplando diferentes momentos da vida acadêmica do estudante. Por isso, o exame poderá ser respondido por ingressantes e concluintes.

RESULTADO INDIVIDUAL
O resultado individual do estudante estará disponível na internet cerca de quatro meses após a realização da prova. O boletimdo graduando é sigiloso e compara a média individual com a nacional da região, do Estado e da instituição.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
OBJETIVO
Aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
Avaliar o rendimentodos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, dos cursos em que estão matriculados.
É obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
A primeira aplicação ocorreu em 2004 .
Periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

DUVIDAS SOBRE ENADE:
1) Quem participou do ENADE como ingressanteprecisa participar novamente?
Sim. Quem fez o ENADE como ingressante não está dispensado de fazê-lo como concluinte, é obrigatório para emissão do seu diploma.
2) Quais são os benefícios para os alunos?
Valorização do certificado de Medicina da UnP no mercado de trabalho, que se dará à medida que o curso for bem avaliados pelo Enade.

3) Quem deve fazer e quem está dispensado?
Devem fazer:Estudantes ingressantes (concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do curso superior) e concluintes (ou que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do curso superior) do curso da IES (UnP).

Estão dispensados:
Ficam dispensados apenas os estudantes em situações específicas contidas em Portaria Normativa proposta para o ano da realização da prova, aqueles que estiveremoficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE, desde que em instituição conveniada com a IES de origem do estudante (UnP).
O registro no histórico escolar será realizado com a menção: "estudante dispensado do ENADE ano ....... em razão de mobilidade acadêmica".
4) Quando o aluno deve responder o questionário do estudante?
O...
tracking img