Trabalho geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

GEOGRAFIA




















Carvão mineral
Petróleo
Gás Natural
Usinas Nucleares
Usinas Hidrelétricas
Biodiesel
Reservas Minerais



























SUMARIO






*Pagina1 = Carvão Mineral

*Pagina2 = Petróleo

*Pagina3 = Gás Natural

*Pagina4 = Usinas Nucleares

*Pagina5 = Usinas Hidrelétricas*Pagina5= Fontes Alternativas

*Pagina6= Biodiesel

*Pagina7= Reservas Minerais
























Introdução









Este trabalho apresenta alguns aspectos sobre carvão mineral e seus produtores, a importância do petróleo no mundo e suas principais áreas de produção, as vantagens do gás natural, alguns aspectos negativos sobre a construção de usinashidrelétricas, algumas fontes de energia alternativas, todo o processo de produção do Biodiesel e suas vantagens, e as reservas e distribuição de minerais no subsolo brasileiro.




























Carvão Mineral


O carvão mineral também chamado de carvão de pedra, é uma rocha sedimentar orgânica, formada pela decomposição de restos vegetais, há diferentestipos de carvão, uns de melhor qualidade como fonte de energia (possuem maior porcentagem de carbono) e outros de poder calorífero inferior. A principal base para a industrialização do mundo foi o carvão mineral, pois os países pioneiros de industrialização, como o Reino Unido, a Alemanha, os Estados Unidos e a França, possuem boas reservas carboníferas. 
Com o desenvolvimento da indústriaautomobilística no século XX, pouco a pouco o carvão foi cedendo lugar ao petróleo como grande fonte de energia mundial.
Em 1880, cerca de 97% da energia consumida no mundo era proveniente do carvão, mas, em 1970, somente 12% desse total provinha desse recurso natural. Após a crise do petróleo, em 1973, a elevação dos preços do óleo fez com que o carvão fosse novamente valorizado, ao menos em parte,e seu consumo voltou a subir um pouco, representando aproximadamente 23% da energia total consumida no mundo, em 2004.
Hoje o carvão mineral é bastante usado para produzir energia elétrica em usinas termelétricas e como matéria-prima para fabricar aço nas siderúrgicas. Os grandes produtores mundiais desse recurso são os Estados Unidos, China, Cazaquistão, Rússia, Polônia, Índia, Alemanha,Austrália e África do Sul. Calcula-se que essas reservas carboníferas são suficientes para gerar energia para cerca de 100 anos de consumo. Mas existem os pontos negativos desse recurso, a começar pela sua extração, que causa sérios impactos ambientais, a poluição causada por sua queima que colabora com o aquecimento global.








1.

Petróleo



O petróleo é um combustível formadopor uma mistura de hidrocarbonetos de cor prata-esverdeada e é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos.Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleoslubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

No Brasil, a primeira sondagem foi realizada no município de Bofete no estado de São Paulo, entre 1892 e 1896, por iniciativa Eugênio Ferreira de Camargo. Foi responsável pela primeira perfuração, até à profundidade de 488 metros, que teve como resultado apenas água sulfurosa.

Em 1932 foi instalada a primeira refinaria de petróleo do país, a Refinaria...
tracking img