Naturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Naturalismo
Introdução
O Naturalismo foi um movimento estético-literário onde se desenvolveu uma nova visão sob as artes plásticas, literatura e teatro. Este movimento foi considerado uma radicalização do Realismo e surgiu na França na segunda metade do século XIX, e neste movimento Emile Zola foi considerado idealizador e maior representante da literatura naturalista mundial.
O Naturalismochegou ao Brasil no final do século XIX, aqui, os escritores abordaram a realidade social brasileira e o principal representante do movimento na literatura brasileira foi Aluísio de Azevedo.
Este movimento surgiu como resposta à necessidade de compreender, criticar e analisar a realidade de uma nova sociedade, que passava por muitas mudanças com as lutas sociais, tentativas de revolução, novasideias políticas etc. A sociedade não podia mais se contentar com a antiga literatura, que vivia de idealizações e fugia da realidade.
Juntamente ao Naturalismo, nasce quase ao mesmo tempo outra tendência anti-romântica na literatura: o Parnasianismo. Ambas estas vertentes do Realismo se entrelaçam e se influenciam mutuamente. Diz-se que uma obra realista é naturalista sempre que fizer personagense enredos submeterem-se ao destino cego das “leis naturais” que a ciência da época julgava ter codificado.

Momento Histórico

O Naturalismo surge praticamente no mesmo contexto histórico do Realismo e Parnasianismo e reflete as profundas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais da segunda metade do século XIX.  A Revolução Industrial entrava em uma nova fase e por issoocorria a grande transição da vida rural para a urbana, trazendo a mecanização do trabalho e o surgimento de fábricas e grandes complexos industriais; por outro lado, a massa operária urbana forma uma população marginalizada que é explorada.
O avanço científico leva a novas descobertas, e por isso a ciência passa a ser exaltada. O Positivismo de Augusto Comte ganha grande espaço dizendo que só devemser considerados existentes os fatos positivos, isto é, aqueles que podem ser analisados cientificamente.
No Brasil a campanha abolicionista se intensifica, ocorre o fim da mão de obra escrava e a sua substituição pela mão de obra assalariada. A lavoura açucareira entra em decadência e a cafeeira ganha espaço. Os jornais fixam-se nos centros culturais e a Monarquia vivia uma grande decadência.
Énesse contexto social, político e científico que surgem o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo. A alteração do quadro social e cultural exigia dos escritores outra forma de abordar a realidade: menos idealizada do que a romântica e mais objetiva, crítica e participante.  Contudo há semelhanças e diferenças entre essas correntes.  As semelhanças estão na objetividade, na luta contra oRomantismo e no gosto por descrições minuciosas.
Características
O Naturalismo enfatiza o aspecto materialista da existência humana, e pode ser considerado uma radicalização do Realismo, com um cientificismo exagerado transformando o homem e a sociedade em objetos de experiências. Há também uma forte influência do evolucionismo de Charles Darwin. É marcada pela vigorosa análise social a partir degrupos humanos marginalizados, em que se valoriza o coletivo.
Para os escritores naturalistas, influenciados pelas teorias das ciências experimentais da época, o homem era um simples produto biológico cujo comportamento resultava da pressão do ambiente social e da hereditariedade psicofisiológica. Nesse sentido, dadas certas circunstâncias, o homem teria as mesmas reações, instintivas eincontroláveis. Caberia ao escritor, portanto, armar em sua obra certa situação experimental e agir como um cientista em seu laboratório, descrevendo as reações sem nenhuma interferência de ordem pessoal ou moral.
Principais características:
Cientificismo (influência do Positivismo): o homem é considerado uma peça na engrenagem do mundo e seu comportamento é analisado cientificamente. Os autores expõem...
tracking img