Multivibrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MULTIVIBRADOR ASTÁVEL

LIMEIRA
2012


MULTIVIBRADOR ASTÁVEL

Trabalho para ser avaliado TRP – Conteúdo“Relatório”, referente ao 2º período de avaliação na escola SENAI “Luiz Varga”.

LIMEIRA
2012
INTRODUÇÃO

O objetivo destetrabalho é registrar a experiência realizada na execução do multivibrador astável entendendo seu funcionamento.
A finalidade deste é testar a eficiência do multivibrador astável e, ainda a redação dorelatório, na aula de TRP, possibilitando, inclusive o emprego das normas ABNT, referentes ao trabalho acadêmico.
Os multivibradores são osciladores de relaxação importantes. Este tipo de osciladoreletrônico produz continuamente uma forma de onda retangular. O termo multivibrador refere-se ao fato de que uma forma de onda retangular tomada no coletor de qualquer dos transistores, consiste de um grandenúmero de diferentes frequências. É a combinação destes harmônicos que produz a forma de onda retangular. Os multivibradores astáveis e de outros tipos que veremos oportunamente consistem em circuitosimportantes para os computadores. As idas aos níveis alto e baixo correspondem a geração de bits, ou seja, produção de zeros e uns com que os computadores operam. Variações deste circuito são a basede todos os chips dos computadores.

SUMÁRIO

1. FUNCIONAMENTO

O multivibrador astável é composto por quatro resistores, dois capacitores e dois transistores, representado graficamente nafigura 05. Os transistores funcionam como chaves elétricas, alternando o processo de carga e descarga dos capacitores. Esses, por sua vez, definem, através do seu tempo de carga, o período de oscilaçãodo circuito. Os transistores utilizados nesse multivibrador serão do tipo NPN.

No multivibrador, independente da simetria do circuito, na prática, sempre haverá uma pequena discrepância entre...
tracking img