Multivibrador astavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Técnica Estadual Julio de Mesquita
CURSO DE ELETRÔNICA






Endrews Gustavo Candido
Nº 15 – TURMA 2ºR





Vu-Meter







Santo André, SP
ANO 2012
SUMÁRIO

RESUMO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................3


2OBJETIVOS...................................................................................3


3 JUSTIFICATIVAS...........................................................................3


4 METODOLOGIA.............................................................................4


5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO..................................................5


6 RESULTADOS ESPERADOS........................................................6


7ORÇAMENTO.................................................................................6


8 APÊNDICES....................................................................................7


9 CONCLUSÃO................................................................................10


10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................10












RESUMO

Oobjetivo deste trabalho é montar e testar um dispositivo multivibrador astável que pode ser útil para um dispositivo de sinalização de garagem. “Este circuito é um oscilador que gera uma forma de onda retangular, com muitos harmônicos, por isso seu nome,” multivibrador “existem vários tipos de multivibradores astáveis”. O desenvolvimento do projeto também contou com a simulação dossoftwares e layout em programas para assim também uma melhoria no uso do protoboad para melhor aprendizagem. Vimos também o processo de transferência térmica e evoluímos o desenvolvimento de relatórios

Multivibrador atável; dispositivo de simulação; oscilador; protoboad; transferência térmica.

1. INTRODUÇÃO
Este projeto descreve a montagem de um multivibrador astável. Trata-se de umdispositivo circuito eletrônico que tem dois estados, mas nenhum dos dois é estável Trata-se de um dispositivo que aciona alternadamente dois leds com o auxílio de transistores e capacitores. A qualificação astavel significa que e instável para quaisquer de seus dois estados, permanecendo, portanto oscilante entre ambos. O circuito, portanto se comporta como um oscilador. O tempo gasto em cada estadoé controlado pela carga ou descarga de um capacitor através de um resistor. Assim o funcionamento do circuito se baseia na carga de um capacitor através da base de um transistor. Ao se carregar o capacitor, interrompemos a corrente de base. O primeiro transistor corta enquanto o segundo transistor satura, descarrega o primeiro capacitor e inicia a carga do segundo capacitor. Esse ciclo serepete indefinidamente, levando os leds a piscarem alternadamente.

2. OBJETIVOS
O objetivo desse trabalho é familiarizar o aluno com o manuseio de componentes eletrônicos, tais como: capacitor, transistor bc548, leds e resistor, aprofundar o uso de protoboard. Outro objetivo é melhorar técnicas de solda e do uso do protoboard de cada aluno. Outro objetivo é usar software para layout deplaca de circuito impresso. Finalmente, usar o método de transferência térmica.


3. JUSTIFICATIVAS
Dois fatores, um pedagógico e outro cotidiano, justificaram a elaboração este projeto. A montagem deste circuito mostrou ao aluno o método de layout por softwares de computador e o método de transferência térmica. Por outro lado, é muito comum à instalação desce tipo de circuito,dispositivo em entradas e saídas de garagens e prédios. A montagem deste circuito mostrou ao aluno o método de layout por computador e o método de transferência térmica. Por outro lado, vimos uma aplicação para o multivibrador astável.

4. METODOLOGIA
a) Etapas de elaboração do projeto

Apresentação do circuito


Na figura acima temos o circuito do MULTIVIBRADOR ASTÁVEL

Referencia:...
tracking img