Multivibradores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Multivibradores:
Um tipo importante de gerador de formas de onda e que encontra uma infinidade de aplicações práticas é o que recebe o nome de multivibrador estável ou somente multivibrador. Seucircuito básico é mostrado na figura 1.

Este oscilador se baseia da alternância entre os estados de condução e corte de dois transistores. Essa alternância não encontra um estado estável, e ostransistores ficam constantemente trocando de estado numa velocidade determinada pelos valores dos resistores e capacitores.
A frequência máxima de operação deste circuito, com componentes comuns, não vaialém de algumas dezenas de megahertz e podemos obter dois tipos de sinais.
Nos coletores dos transistores obtemos sinais retangulares defasados (complementares) e nas bases podemos obter uma forma deonda que se aproxima do dente de serra.
Observe que este circuito não utiliza bobinas, o que o torna bastante interessante em determinados tipos de aplicação, por exemplo em frequências muito baixas,onde indutores de valores elevados seriam caros e volumosos. Na integração também, a não utilização de bobinas consiste numa vantagem que merece ser considerada.
Na figura 2 temos um exemplo demultivibrador obtido a partir de portas de um circuito integrado.

Outra característica importante deste tipo de circuito é que, em frequências não muito elevadas, é possível obter boas potências,ligando a carga diretamente ao coletor de um ou dos dois transistores, como no pisca-pisca mostrado na figura 3.
Os multivibradores podem ser usados em bases de tempo, injetores de sinais, efeitossonoros, instrumentos musicais e em muitos outros casos onde a frequência está dentro da faixa de áudio ou no máximo de alguns megahertz.

CARACTERÍSTICAS:
* Faixa de frequências: fração de hertz aalgumas dezenas de megahertz
* Tensão de alimentação: a partir de 1V
* Sinais gerados: retangulares e dente de serra
* Potência de saída: média e alta
Usos: bases de tempo, instrumentos musicais,...
tracking img