Multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sociologia
Componentes:



Multiculturalismo

O multiculturalismo é a nova cultura do espaço global, uma cultura dinâmica que coloca como desafio a conciliação de uma diversidadede costumes, sem o perigo de se excluir as formas diferentes de se manifestar.
O atual processo de globalização está interligando o mundo e conseqüentemente confrontando diferentes ideologias,culturas e conceitos.
“A articulação social da diferença, da perspectiva da minoria, é uma negociação complexa, em andamento, que procura conferir autoridade aos hibridismos culturais que emergem emmomentos de transformação histórica" (Homi Bhabha).
Por um lado, há um multiculturalismo conservador, que busca a conciliação das diferenças, ele nega que as relações entre as comunidades pós-modernassão marcadas por conflitos, reiterando os estigmas sobre as chamadas "minorias" (que às vezes tornam-se maiorias). A harmonia só é alcançada em condições tácitas, portanto o multiculturalismo encoraja ocrescimento da tolerância, mas tolerar não significa envolvimento ativo com o Outro, tolerância significa suportar a existência do Outro.
Por outro lado, temos o multiculturalismo crítico, baseado napolítica cultural da diferença que questiona o monoculturalismo, evidencia as contradições socioculturais fazendo vir à tona as diferenças e as ausências de muitas vozes que foram caladas pela“modernidade”.
Embora os microgrupos hoje tenham maior expressão, liberdade e possibilidades de se manifestar, o paradigma da hegemonia continua sendo o homem branco, rico e heterossexual, os que estão foradeste paradigma ainda são considerados "minorias", enfrentando discriminações, ou no máximo sendo tolerados. Tendo em vista que o envolvimento com a diferença tornou-se um pré-requisito da vidademocrática na globalização pós-moderna.
Vendo de outra forma, multiculturalismo não é simplesmente o fato de haver várias culturas no mesmo lugar, e sim, a forma como o Estado lida e articula essas...
tracking img