Multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Somos Multiculturalistas?
Há muito tempo que o nosso país recebe produtos estrangeiros e inclusive os próprios estrangeiros. Em volta do tema “imigrante” há sempre muita discriminação e racismo, noqual, uns são a favor e outros contra.
Os que são contra costumam ser racistas e têm as opiniões formadas, por vezes, pela educação que tiveram ou por rumores que ouviram ou simplesmente por ódio,mas muitos deles escondem esse sentimento perante as pessoas para não ficarem mal vistos. As desculpas que geralmente nos dão, são que os “vêm lá de fora” roubam-lhes os postos de trabalho, a vaga naescola dos filhos e, até, os cargos políticos.
Em termos de violência os imigrantes são sempre a causa de todos os problemas que envolvem a sociedade portuguesa e em qualquer outra parte do mundo. Oscomentários que costumamos ouvir são geralmente algo do género: “Eu sou taxista, trabalho para sobreviver, mas no meu táxi não entram pretos”; “Pretos/brasileiros da m**** vêm para cá roubam-nos ostrabalhos e chegam a ser futebolistas!”; um exemplo vivo disso são os chineses que chegam aqui e montam o seu comércio cautelosamente com a publicidade de preços muito atractivos e, por vezes, costumamser mais caros e com artigos de baixa qualidade mas, apesar disso, conseguem sobreviver e, ao mesmo tempo, criam uma crise no nosso comércio, segundo os relatos dos comerciantes portugueses.
Paraalém disso, existe ainda, entre os nossos “visitantes”, a dificuldade da língua, havendo uma mistura do português com a língua materna de cada país mas, isso não impede as crianças imigrantes de seremos melhores alunos das escolas portuguesas (de segunda à sexta) e, apesar de estarem num país que não o seu ainda têm a hipótese de estudar numa escola da sua pátria aos fins-de-semana. Apesar dascontradições e das dificuldades (de adaptação) que enfrentam, os imigrantes encontram muitas vantagens.
Aqueles que são a favor da sua entrada no país recebem os de forma carinhosa e gentil, mas...
tracking img