Mulheres no mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR – UCSAL ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL

ANA SORAYA VILASBOAS BOMFIM

A MULHER NO MERCADO INFORMAL: O CASO DAS AMBULANTES LOCALIZADAS NAS RUAS CENTRAIS DE SALVADOR

SALVADOR JUNHO/2005

2

A MULHER NO MERCADO INFORMAL: O CASO DAS AMBULANTES LOCALIZADAS NAS RUAS CENTRAIS DE SALVADOR

Monografia apresentada pela aluna Ana Soraya Vilasboas Bomfim, aoCurso de Graduação em Serviço Social junto à Escola de Serviço Social da Universidade Católica do Salvador – UCSal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel sob a supervisão da Profª Marcela Mary José da Silva.

SALVADOR Junho/2005

3

À minha mãe, meu pai, Humberto, Jorge, Zé Maria, Val, Julinda, Amanda, Bárbara, Ana Luiza, Polyana, Mariana, Chico, Hortência e Maria Clara. 4

Foi pelo trabalho que a mulher transpôs, em grande parte, a distância que a separava do macho; e só o trabalho pode garantir-lhe uma liberdade concreta.
Simone de Beauvoir

5

AGRADECIMENTOS

São muitas as pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para a realização deste trabalho, mas não poderíamos deixar de agradecer, especialmente, àquelas que tiveram uma atuação decisiva noprocesso de construção de conhecimento sobre a questão abordada, o caminho percorrido, e ainda perceber a responsabilidade que aumenta em busca de um mundo, um país, melhor, necessário e urgente para quem vive do trabalho. Primeiramente, o agradecimento às trabalhadoras ambulantes do centro da cidade de Salvador, em especial às que ficam lotadas nos espaços ordenados nas ruas (becos) da AvenidaSete de Setembro, por sua inestimável colaboração e permissão de melhor conhecer o saber fazer de cada uma. Agradeço ao amor e acolhida do meu irmão Humberto e sua família por me permitirem uma casa, e assim fazer possível essa graduação, pois são muitos/as brasileiras/os que percorrem esse sonho sem oportunidades. Agradeço, com uma especial emoção uma das etapas que concluo neste meu caminhar, aomeu irmão Jorge, que foi um espelho para poder desde cedo – quando nos anos de chumbo vivido neste país, na cidade onde nascemos, Caetité, nas madrugadas colando cartazes ditos subversivos, pois o sonho sempre foi o de uma pátria livre – saber de que lado estaria numa sociedade marcada pelo antagonismo.

6

À família Vilasboas Bomfim, aos princípios e valores que me deram, norte para minhavida pessoal, profissional, respeito ao humano e ao meio que vivo, sendo ainda uma aprendiz, pois esse é um processo que nunca cessará. Às Profªs Jaíra Capristano (Faculdade Rui Barbosa e FTC), Ana Alice Costa (NEIM/UFBA), Fernanda Gonçalves (UFBA e UCSAL) e Ângela Borges (UCSAL) por suas contribuições como orientação e teoria, que serviram no processo de discussão e elaboração para conclusão dessetrabalho. À Profª Naéte Nascimento, por ter sido não apenas mestra, mas também amiga e incentivadora, contribuindo quanto aos aspectos técnico-metodológicos desta monografia. À supervisora, Profª Marcela Mary José da Silva, pela leitura e paciência, durante a elaboração deste trabalho. A todos os mestres e mestras, que desde o início do curso tiveram o cuidado na troca, na formação intelectual ecomo um exemplo de profissional, em especial ao mestre amigo Edmilson Carvalho. A Fundacentro, às colegas e amigas Maria do Rosário, Maria Engracia, Anaide, a José Carlos pela interlocução na temática aqui apresentada, e todas e todos as/os trabalhadores(as) da Fundacentro da Bahia, pelo incentivo e colaborações. Às colegas e amigas de curso, encontro marcado, valiosas, Valquíria, Socorro, Elisa,Madalena, Márcia, Suzana, Claudinha, Cristiane, Patrícia, todas as colegas, que foram muitas, nessa caminhada que espero não ser de parada, pelo companheirismo e apoio moral nos momentos bacanas e também de grande dificuldade.

6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO CAPÍTULO I – O MUNDO DO TRABALHO E SUA CONTEMPORANEIDADE 1 O mundo do Trabalho: breve incursão teórica............... 2 Mulher, Mercado de...
tracking img