Sintese maquinaria escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDGOGIA – LICENCIATURA
Disciplina: EDU01043 – História da Educação na Europa e nas Américas
Professora: MARIA APARECIDABERGAMASCHI
Aluna:


Título do Trabalho


• A definição de um estatuto da infância:
Este estatuto trazido pelo texto era única e exclusivamente, voltado ao poder aquisitivo, como formade não perder força, as igrejas voltam-se para a educação das crianças, as quais seriam os cristãos, as impondo uma religião. E regras de disciplinamento, onde aparece claramente à questão trazida emoutra aula da Ratio Studiorium nos Colégio Jesuítas.


• A emergência de um espaço específico destinado à educação das crianças:
Outra questão, importante era a de que os colégios quenaquela época eram voltados a Classe Alta, preocupavam-se em formar lideres, já as escolas voltavam-se a educar trabalhadores submissos as ordens “divinas”, onde as meninas eram encaminhadas, a casas paraservirem de amas e os meninos para a marinha, se não forem adotados antes dos sete ou oito anos. E as escolas funcionavam como presídios onde as crianças eram aprisionadas ao saber.


• Oaparecimento de um corpo de especialistas da infância dotados de tecnologias específicas e de "elaborados" códigos teóricos:


Este aparecimento de especialistas da infância se remete praticamenteao professor que neste momento é considerado o mais inteligente, o que obtém o saber, mas cobrando isso vêm, os religiosos, exigindo que este saber seja passado aos alunos, sempre seguindo as regrasdivinas.


• A destruição de outros modos de educação:
Onde começasse a divisão entre o trabalho intelectual realizado e aprendido pelos alunos de Classes privilegiadas nos colégiosJesuítas. Em contraponto estão as escolas que possuem oficinas para que seus alunos de Classe menos favorecidas aprendam trabalhos manuais.


• A institucionalização propriamente dita da escola: a...
tracking img