Mulher e a publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mulher e a publicidade

O papel da mulher na publicidade está diretamente ligado a sua imagem, mostrada através do seu comportamento na sociedade, refletindo os estereótipos que fazem parte da nossa cultura, pois a figura feminina surge de fato na cultura de massa contemporânea como sujeito potencial e como objeto, e também reforça a permanência de velhos estereótipos sobre as mulheres nacultura ocidental. Muitos autores sustentam a tese de que consumidores são psiquicamente manipulados pelos meios de comunicação de massa a fim de ativar neles um crescente desejo de bens de consumo. Esta teoria é considerada, particularmente, aplicável às mulheres, pois são elas que fazem a maior parte das compras e são alvo habitual dos anunciantes. Também afirmam que a publicidade consegue, entretodos os tipos de públicos, alienar mais as mulheres, convertendo-as em consumidoras compulsivas com tantos produtos/serviços voltados a elas. No entanto, a publicidade nada mais faz que refletir uma situação existente ou, por exemplo, um estereótipo feminino. A imagem publicitária do que se entende ,ou do que se pretende passar sobre a mulher foi (e vem sendo) construída de várias maneiras. Elapode estar envolvida em véus, semi-despida, com espartilhos, exibindo maiôs, num jeans,com brilhos e lantejoulas, no aroma dos perfumes, nas cores da maquiagem, assim, a figura feminina é “construída” culturalmente. O fato é que, quando trata-se de mulher, nos encontramos mergulhados em muitas imagens, onde estas são as que têm recebido inúmeros conceitos estereotipados pelos valores culturais epelo seu uso na mídia, principalmente na publicidade, “fabricadas” através do erotismo, imagens maternas e domésticas, do sex-appeal, do manequim, simbolismos vulgarizados, a imposição da moda e do ideal de beleza feminino, e os meios de comunicação de massa em geral, com destaque para o cinema. Os estereótipos femininos são idéias impostas e já consagradas, tanto nos códigos visuais (uma mulher deavental remete a uma dona-de-casa), quanto nos códigos lingüísticos (“ser mãe é padecer no paraíso”). São verdades já aceitas pelo público, então o estereótipo impede o questionamento a respeito do que está sendo comunicado na mensagem publicitária.
A conquista do público feminino por meio dos estereótipos é uma das maiores tarefas ideológicas da publicidade, pois o receptor pertence a umacomunidade que possui valores culturais, necessidades e gostos, sendo que a construção desse consumidor é feita pela divulgação repetida e coerente de modelos de comportamentos consumistas, que tendem a ir alterando o cotidiano e a visão de mundo dessa mulher. Por isso, a maior parte das mensagens publicitárias dirige-se a ela, consumidora, que não se limita a adquirir produtos ditos femininos, como osde moda, perfumaria e cosméticos, mas também é responsável pelo consumo da família, como os produtos alimentícios, de limpeza e higiene, eletrodomésticos, produtos destinados às crianças, como os brinquedos, e aos homens, principalmente as roupas.
As imagens femininas são extremamente freqüentes nos anúncios publicitários, pois, ao usá-las, muitas dessas estabelecem uma relação entre o produto ealguma outra coisa. Isso quer dizer que, essa ligação entre a imagem e o produto é fruto de uma conotação a alguma idéia, crença ou pré-conceito que já está estabelecido na mente do receptor, onde essa relação entre um certo produto e um estereótipo faz com que a imagem utilizada no anúncio seja associada imediatamente a partir da sua cultura. Apesar dos vários estereótipos femininos existentes nanossa mente (mãe, do lar, esposa, profissional, mulher independente e moderna), a publicidade insiste em reforçar um ponto: a aparência feminina.A mulher, seja qual for, deve sempre manter a aparência jovem e bela. Como exemplo, no caso de produtos de beleza, pode-se utilizar a imagem de Marilyn Monroe, referencial estético em todo o mundo. É ícone cinematográfico, onde sua imagem por si só já...
tracking img