Ms dos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À MICRO INFORMÁTICA

Sabe-se que sem dúvida uma das maiores conquistas contemporâneas é o desenvolvimento da Informática. O computador abrange sua aplicação a quase todas as áreas de conhecimentos humanos.
Saber o que é um microcomputador, como funciona, quais os recursos que nos dispõe e estar preparado para utilizá-los, torna-se a cada dia uma necessidade indiscutivelmenteimprescindível.


Breve Histórico

Desde os tempos remotos o homem sente a necessidade de calcular e medir grandezas, razão pela qual desenvolveu vários recursos que foram os precursores do computador. Um exemplo é o ábaco, que através de pequenas contas inseridas em traves, facilita o cálculo das quatro operações básicas. É muito utilizado ainda pelos chineses e é conhecida há pelo menos 2.000anos. Vejamos algumas datas importantes na evolução da informática :
• Um grande passo precursor da informática foi dado pelo filósofo francês Blaise Pascal, que em 1642, desenvolveu um projeto da primeira máquina de calcular manual. Consistia em rodas dentadas com 10 posições, de forma que cada volta completa na primeira roda fazia a Segunda aumentar uma posição.
• Em 1728, Basili Bouchondesenvolveu um sistema automático para armazenamento de informações, que poderiam ser reproduzidas infinitamente sem alterações. O princípio era simples e consistia na utilização de cartões perfurados para indicar a troca das agulhas de um tear, de forma que os desenhos fossem sempre reproduzidos igualmente.
• Em 1812, o matemático inglês Charles Babbage criou um projeto de máquina de calcularautomática, conhecida como “máquina analítica de Babbage”. Sua máquina seria capaz de computar complexas tabelas matemáticas, através de dados armazenados em cartões perfurados, mas não chegou a ser construída devido às limitações da época.
• Em 1937 foi criado o primeiro computador digital pela equipe do professor Howard G. Aiken : o MARKI , que era capaz de calcular equações integrais e diferenciaisatravés de relés que eram ligados e desligados manualmente.
• Em 1945, uma equipe da Universidade da Pensilvânia concedeu o ENIAC (Eletronic Numeral Integrator And Calculator), o primeiro computador com circuitos internos totalmente eletrônicos, cerca de 19.000 válvulas, além de milhares de outros componentes, pesando cerca de 30.000 Kg.

A
té então , os computadores armazenavam na memóriaapenas os dados a serem processados, sendo que as instruções eram comandadas manualmente através de relés e botões dispostos nos painéis. J. Von Neumann, cientista alemão radicado nos Estados Unidos, desenvolveu a idéia de armazenar também as instruções na memória da máquina, criando assim o princípio da programação e criação de sistemas para computador. Utilizando esta nova filosofia surge nosEstados Unidos o EDVAC e o UNIVAC, sendo este o primeiro computador construído em escala comercial.
Desde então os computadores tiveram uma evolução fantástica, além de sofrerem um processo de rápida miniaturização : hoje temos computadores portáteis como os Laptops (para colocar no colo) e os Notebooks (do tamanho de uma agenda), que funcionam também à bateria.
É importante notar que no campo desua aplicação prática, os computadores que antes restringiam-se somente a utilizações científicas e militares, hoje alcançam praticamente todos os ramos de atividades.







A MICRO INFORMÁTICA

Apartir de meados da década de setenta, mais precisamente em 1976, foi lançado nos EUA o APPLE, um pequeno computador de custo bastante reduzido que inaugurou uma nova era na história dainformática.
Devido a seu pequeno tamanho, gerou um termo que define uma classe diferente na indústria de computadores : a MICRO INFORMÁTICA.
Sete anos depois a maior fabricante mundial de computadores, a poderosa IBM, lançava o seu modelo de microcomputador, denominado comercialmente de PC (Personal Computer), consolidando assim definitivamente, a idéia do computador como objeto do uso pessoal.
O...
tracking img