ms-dos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto








PRINCIPAIS COMANDOS
E USABILIDADE DO MS-DOS








Davi da Silva Arantes
Curso de Manutenção e Formatação de Computadores
Professor Pedro Ferreira Neto




Cruzília - Minas Gerais
Dezembro de 2013





ÍNDICE

1. HISTÓRIA DO MS-DOS......................................................................................... 03
2. LINHA DOTEMPO................................................................................................. 07
3. PROMPT DE COMANDO - USABILIDADE........................................................... 11
4. COMO ACESSAR O MS-DOS............................................................................... 12
5. PRINCIPAIS COMANDOS DO MS-DOS............................................................... 13
6.CONCLUSÃO......................................................................................................... 18
8. BIBLIOGRAFIA...................................................................................................... 19


1. HISTÓRIA DO MS-DOS
O DOS (sigla para Disk Operating System ou sistema operacional em disco) foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da SeattleComputer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System que em português significa Sistema operacional rápido e de baixa qualidade), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.
Todos os computadores pessoais (chamados microcomputadores) projetados de 1975 até o início da década de 80 nada mais eram do que brinquedos comprados e utilizados fundamentalmente pelas pessoas quetinham a eletrônica como hobby.
No início dos anos 80, a IBM, que então dominava a indústria de computadores, decidiu entrar no negócio da computação pessoal. No entanto, como ela demorou a tomar uma decisão sobre o assunto, já era tarde para desenvolver um projeto próprio. Por conta disso, seus executivos decidiram fazer algo que não era usual para a normalmente cautelosa e burocrática IBM.Enviaram um de seus gerentes, Philip Estridge, para Boca Raton, na Flórida, a dois mil quilômetros do quartel-general da corporação, situado no condado de Westchester, Nova Iorque, com uma mala cheia de dinheiro, com a recomendação de não voltar de Nova Iorque sem um projeto de computador pessoal no bolso.
Estridge percebeu logo que a única maneira de se produzir rapidamente um computador pessoalera utilizando componentes-padrão, em vez dos projetados internamente, pela própria IBM, como ela sempre fazia. Nesta época, a Intel já tinha produzido dois sucessores para o 8080, o 8086, de 16 bits, e o 8088, uma versão do 8086, com barramento de 8 bits.
Estridges escolheu, pois os chips que davam suporte a esse processador eram muito mais baratos que o dos 8086. Esta decisão baseou-se no fatode o preço de venda da máquina ser o ponto de maior importância no projeto.
Além de não ter interesse em construir ela própria os chips para equipar seu computador pessoal, a IBM estava muito menos interessada em escrever um software para ele. Seus executivos sabiam que o BASIC era muito popular entre os usuários de computadores pessoais, de modo que eles foram consultar Bill Gates, que nestaépoca já tinha fundado uma nova empresa, chamada Microsoft, afim de licenciar o interpretador BASIC para ser usado no IBM-PC. Pediram também que Gates desenvolvesse um sistema operacional para a nova máquina.
A Microsoft, porém, estava dedicada ao projeto de vender o UNIX, sob licença de Bell Labs (AT&T). Ocorre que o UNIX originário do mundo dos mini computadores, precisava de 100Kb de memória sópara o sistema operacional e também de um disco rígido. A máquina da IBM, tinha um total de 64k de memória e não era equipada com disco rígido.
Em função disso, Gates sugeriu que a IBM usasse o CP/M – 86, desenvolvido pela Digital Research. A IBM consultou a Digital Research, que respondeu que o desenvolvimento dos CP/M – 86 estava atrasado em relação ao cronograma original, e a IBM não podia...
tracking img