Movimento do trabalhadores rurais sem terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir, ira falar sobre o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Nesse trabalho estará exposto os principais tópicos a respeito deste movimento tãoconhecido no Brasil.

1.1 MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, mais conhecido como MST, é um movimento social Brasileiro de inspiração marxista e do cristianismo progressista (teologiade libertação). O objetivo desse movimento é a realização da reforma agraria no Brasil. O MST surgiu na década de 1980, eles defendem que a expansão da fronteira agrícola, os megaprojetos (ex:Barragens).
1.2 Mas como esse movimento surgiu?
Com a intensificação do êxodo rural (abandono do campo por seus habitantes), a migração de mais de 30 milhões de camponeses para as cidades, atraídospelo desenvolvimento urbano e industrial, durante o chamado “milagre brasileiro”. Grande parte deles ficou desempregada ou subempregada, sobre tudo no inicio dos anos 1980, quando a economia brasileiraentrou em crise. Alguns tentaram resistir na cidade e outros se mobilizaram para voltar para as terras. Nisso, movimentos locais e regionais se desenvolveram na luta pela terra (ex: MST)
1.3Mudanças no quadro geral:
Um dos grandes problemas do movimento pela reforma agraria antes de 1964 era o fato de que a constituição Brasileiro da 1946 só admitia a desapropriação de terras medianteindenização prévia em dinheiro, o que limitava fortemente tais desapropriações. Já na Constituição de 1988 revalidou o principio da desapropriação de terras mediantes do pagamentos de títulos públicos(que já havia sido admitida pela ditadura militar). No entanto, a constituinte limitou as desapropriações às terras improdutivas, chegando a conclusão de que as grandes propriedades, desde queprodutivas, estão sendo usadas para o progresso do pais.

1.4 Como o MST se organiza?
O MST se organiza em 24 estados brasileiros. Sua estrutura organizacional se baseia em uma verticalidade iniciada nos...
tracking img