Na pratica ateoria e outra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SANTOS, Claudia Monica dos. Na Pratica a Teoria é Outra? Rio de Janeiro. Ed. Lumen Juris, 2010
O texto intitulado “Na pratica a teoria é outra” da autora Claudia Monica dos Santos, nos traz umadiscussão a cerca da relação entre teoria e pratica, instrumentos e técnicas no serviço social utilizando a teoria social de Marx e de outros autores como Engels, Lukács.
Sabemos que a historia é umprocesso em constante movimento e que ela é repleta de contradições, mudanças e conquistas, é uma realidade que permite ser analisada, questionada visto pois esta em constante transformação.
E a partirdas acoes praticas do homens que o conhecimento sobre elas e construido, ou seja, a acao pratica produz o conhecimento teorico, a teoria pode não ser concebida como o conhecimento ou a tentativa deconhecimento sobre as acoes praticas dos homens. A pratica e entendida não como mera atividade da consciência, mas como atividade real, objetiva, material do homem social, que pode ser assim consideradoem e pela práxis, ou seja, pelo conhecimento que se tem na teoria.
O texto apresenta como evidencia os princípios que fundamentam suas idéias na vertente materialista histórico – dialético.Materialismo porque parte do pressuposto de que a realidade é anterior ao pensamento, a matéria precede o conceito, ela existe antes de existir um pensamento sobre ela. Dialético porque parte de uma explicaçãodo ser em todas as suas modalidades, como uma totalidade em permanente movimento. Histórico, num duplo sentido: Primeiro porque essa explicação é especifica à sociedade, à historia e a cultura , ouseja, ao ser social; segundo porque toma o objeto como um componente do processo histórico, isto é, os indivíduos são um produto social, a sociedade muda, as idéias mudam.
Na ontologia do ser socialdesenvolvida por marx, a pratica ocupa lugar central. Pois, o ser social atraves de suas praticas, constroi e modifica a historia bem como ~e construido e modificado por ela por sua vez. Isto não...
tracking img