Motores eletricos em corrente alternada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motores Elétricos em CA
O motor elétrico é um equipamento rotativo que funciona apartir da energia elétrica, a base do funcionamento desse motor é o eletromagnetismo, dentro da carcaça dos motores elétricos, estão dispostos ao redor do eixo que irá girar.
Os motores elétricos de corrente alternada dispõe de inúmeras vantagens sobre outros, tais como, fácil manuseio, fácil manutenção,mobilidade, limpeza, baixo custo e etc.

Funcionamento de motores elétricos de corrente alternada

O principio fundamental de todos os motores eletromagnéticos é a lei que diz que “há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético”. Isso significa que ao energizar as bobinas ou os imãs de um motor ele estará produzindo uma força mecânica que nocaso seria o “torque”.
Torque é a rotação inicial de um motor elétrico de corrente alternada, o torque ou momento é a partida do motor, momento em que são produzidas forças de repulsão e atração que puxam e empurram fazendo assim girar as partes moveis do motor, depois que o motor chega a uma determinada velocidade esse torque volta a ser zero.
Como funcionam essas forças?Os pólos eletromagnéticosde um motor elétrico não permanecem estáticos, eles mudam de carga, fazendo assim existir continuidade de rotação no eixo do motor ou a parte que está imersa em força eletromagnética, fazendo esta girar todo momento que houver energia presente.

Monofásicos e trifásicos

Dentro dos motores de corrente alternada existe uma divisão entre motores monofásicos e trifásicos. Dentre as variasdiferenças entre esses dois tipos de motores vale destacar que os motores monofásicos além de ter uma profunda diferença em relação aos trifásicos, necessitam de um capacitor para poder armazenar energia e dar o torque inicial no motor, pois sem isso não conseguem partir.

Motores de corrente alternada síncronos



O motor síncrono AC usa eletroímãs como estatores para fazer
girar o rotor que é umímã permanente. O rotor gira com fre-
qüência igual ou múltipla daquela da AC aplicada.
Este motor é essencialmente idêntico a um gerador elétrico; realmente, geradores e motores têm configurações bastante próximas. Um gerador usa do trabalho mecânico para produzir a energia elétrica enquanto que um motor usa a energia elétrica para produzir trabalho mecânico. O rotor, na ilustração acima, éum ímã permanente que gira entre dois eletroímãs estacionários.
Como os eletroímãs são alimentados por corrente alternada, seus pólos invertem suas polaridades conforme o sentido da corrente inverte. O rotor gira enquanto seu pólo norte é 'puxado' primeiramente para o eletroímã esquerdo e 'empurrado' pelo eletroímã direito. Cada vez que o pólo norte do rotor está a ponto de alcançar o pólo sul deum eletroímã estacionário, a corrente inverte e esse pólo sul transforma-se um pólo norte. O rotor gira continuamente, terminando uma volta para cada ciclo da corrente alternada. Como sua rotação é perfeitamente sincronizada com as reversões da C.A, este motor é denominado 'motor elétrico síncrono da C. A.'. O motor da bomba d'água de máquinas de lavar roupa, por exemplo, são desse tipo. Osmotores de C.A síncronos são usados somente quando uma velocidade angular constante é essencial para o projeto.
Entretanto, os motores síncronos ilustram um ponto importante sobre motores e geradores: são, essencialmente, os mesmos dispositivos. Se você conectar um motor C.A síncrono à rede elétrica domiciliar e o deixar girar, extrairá energia do circuito elétrico e fornecerá trabalho mecânico. Mas,se você ligar uma lâmpada incandescente no cordão de força que sai desse mesmo motor e girar bem rapidamente seu rotor (com um sistema de rodas acopladas e manivela), gerará 'eletricidade' e a lâmpada acenderá.
Transformadores - Corrente Alternada
Transformadores como o próprio nome sugere, são usados quando há necessidade de mudar a tensão para alimentar um circuito ou dentro do próprio...
tracking img