Mortalidade infatil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


TURMA: 2ª e 4ª














Introdução

Conceito: consiste nas mortes de crianças no primeiro ano de vida é a base para calcular a taxa de mortalidade infantil que consiste na mortalidade infantil observada durante um ano, referida ao número de nascidos vivos do mesmo período.

Existem evidências muito fortes de que o processo de transição da mortalida de de altospara baixos níveis e o conseqüente aumento na esperança de vida ao nascer, parece ter sido um fenômeno praticamente generalizado, em escala mundial, particularmente a partir da Segunda Guerra. A revolução na saúde pública que se verificou após os anos 30, e principalmente após 1940, parecia fornecer
a chave para a solução dos problemas da alta mortalidade nos países subdesenvolvidos, sem dependerdo desenvolvimento econômico e melhoria dos padrões
de vida que acompanharam a transição demográfica nos países desenvolvidos.
Nesses países, a transição foi iniciada por um estágio de mudança rápida na mortalidade, ao concentrar, em poucos anos, os ganhos de esperança de vida que os países europeus levaram décadas para conseguir alcançar. Atribuiu-se esse declínio às facilidades de importaçãode técnicas e meios mais eficazes de controle das doenças
endêmicas, não estando, portanto, associado, necessariamente, a melhorias
efetivas das condições gerais de bem-estar da população. Entretanto, sua estrutura social mais rígida impunha limites à eficácia dessas medidas, refletindo-se, já durante a década de 60, numa diminuição no ritmo de queda da mortalidade. O tom inicial de otimismogeral que prevalecia no debate cedeu lugar a atitudes mais reservadas. A defesa de mais investimentos governamentais em saúde pública e o ressurgimento da importância dos fatores econômicos e sociais como condicionantes da mortalidade, especialmente a infantil, começaram novamente a ganhar a atenção dos estudiosos do assunto (Taylor, Hall, 1967). Pesquisas realizadas durante a década de 70 e inícioda de 80 procuram discutir as questões vinculadas ao problema da redução do ritmo de queda da mortalidade geral e infantil, em particular, nos países menos desenvolvidos. Preocupam-se com o caráter estratificado dessas sociedades, com destaque para a distribuição desigual da renda, o acesso diferenciado aos recursos da saúde, saneamento, educação e outros componentes do padrão de vida daspopulações, culminando com avaliações sobre os impactos diferenciados desses fatores nos níveis de mortalidade entre os distintos estratos sociais.


A concentração dos recursos em determinadas áreas e grupos sociais específicos foi e tem sido um sério obstáculo a que se consigam maiores avanços na redução dos níveis da mortalidade, especialmente a infantil, na maioria dos países do Terceiro Mundo. NoBrasil, em particular, o modelo de desenvolvimento que vem vigorando ao longo dos anos, tem sido altamente excludente e concentrador de renda, dos recursos e serviços, em determinadas regiões e estratos sociais.

Mudanças na taxa mortalidade

Mesmo nos países que já completaram a transição da mortalidade infantil verifica-se que não existe uniformidade no processo desta transição, diferindo operíodo em que se deu o início e velocidade de queda. Por exemplo, na Europa Ocidental e na América do Norte as mudanças nos níveis e padrões de mortalidade foram lentas e contínuas, desde meados do século passado até 1950, enquanto que na Europa do Leste e do Sul este processo de mudanças concentrou-se em apenas três décadas, compreendidas entre 1920 e 1950.

Após 1940, há consenso de que asdescobertas tecnológicas na área de saúde intensificaram o processo de queda da mortalidade infantil. Entretanto, para os países do Leste e Sul da Europa torna-se difícil atribuir a primazia a cada um desses fatores.

Não existe um único caminho, mas vários, conduzindo à queda da mortalidade.
No caso específico da América Latina, o declínio na mortalidade começou a partir de níveis mais elevados...
tracking img