Mormaii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO

CASO MORMAII

O Empreendedor

Nos anos 70 o Brasil era um país com o litoral pouco explorado, onde o surf era um estilo de vida praticado somente por algumas pessoas.
As ondas da cidade de Garopaba, em Santa Catarina no sul do Brasil, fizeram com que o médico pediatra recém formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marco Aurélio Raymundo -conhecido como Dr. Morongo - se mudasse de Porto Alegre para esta pequena vila de pescadores no sul do estado de Santa Catarina.
Morongo - “É um apelido antigo. Eu tinha tantas sardas no rosto que parecia um morango. E também era meio mocorongo. Aí virei Morongo.”, recém-casado se instalou para clinicar no posto de saúde local e criar seu filho numa praia tranqüila. Sua diversão era surfar nashoras vagas. Com o frio de inverno pediu para uma tia costurar um macacão de lã, mas era impossível permanecer nas águas devido à baixa temperatura, então o médico costurou uma roupa de neoprene na garagem de sua casa. Com isso os amigos começaram a solicitar encomendas, surgindo ali a Mormaii no ano de 1975. O nome é derivado da junção do apelido de seu criador - Morongo - com o nome de suaex-mulher, Maira e "i" dobrado, deriva de Hawaii. A marca só foi registrada no INPI (Instituto nacional da propriedade Industrial) em 1979.
A Empresa e o Negócio
Mormaii é uma empresa brasileira com faturamento estimado de R$230 milhões, presente em aproximadamente 50 países, com a marca mais conhecida no mercado de surf do Brasil. A empresa que iniciou com uma pequena fábrica de roupas de neoprenepara atender a demanda local, hoje é o maior fabricante de artigos para esportes náuticos da América Latina.
Com a criação de Morongo, os surfistas puderam obter suas roupas sem depender das marcas estrangeiras, até os pescadores adquiriram os produtos evitando o frio das águas.
As vendas da Mormaii aumentaram com o Regime Militar no poder, pois o Brasil foi alvo da política protecionistafechando o país as importações no país. Nos anos 80 o surf conquistava mais adeptos, transformando-se em um esporte profissional, além do surgimento de outras modalidades como bodyboard, windsurf, mergulho, skate e triátlon. A Mormaii também oferecia o mesmo conforto dos neoprenes para esportistas de todas as modalidades.
A empresa possui uma trajetória de sucesso, com união de uma estruturaempresarial moderna e a descontração criativa. Um diferencial da Mormaii é que o presidente Morongo dirige seu negócio descalço, sem camisa, e as tardes vai surfar. Seus subordinados da fábrica em Garopaba, em dias bons para surf, podem chegar mais tarde, para poderem aproveitar as ondas. “É liberdade com responsabilidade”, explica Morongo.
Além disso, a qualidade está na escolha dos materiaisutilizados, no rígido controle durante o processo produtivo e nos testes das peças antes de entrarem em linha de produção. Os testes são realizados pelos surfistas da equipe Mormaii de competição, funcionários/surfistas da fábrica e do diretor-presidente Morongo.
São 26 lojas Mormaii, 5 quiosques exclusivos, em diferentes locais do Brasil. Os pontos de vendas Mormaii são de aproximadamente 20 mil,cobrindo todo o território nacional. Trinta e duas empresas licenciadas fabricam itens exclusivos da logomarca. O investimento inicial para um franquiado Mormaii é de R$195.000.
A comunicação da Mormaii veiculada na mídia impressa e eletrônica divulga lançamentos, além de apresentar os atletas patrocinados. São quase trinta os membros contratados na equipe e vários outros competidores apoiados pelaMormaii.
O logotipo Mormaii foi modificado ganhando novo visual. Abaixo segue sua evolução:
[pic]
Fonte: http://www.mormaii.com.br
Desafios
A empresa surgiu como um “hobby” até que começou a tomar tempo de Morongo e a decisão teve que ser tomada: ou continuar clinicando ou continuar com a empresa. A empresa trazia mais satisfação profissional, pois na medicina não havia recursos – exames e...
tracking img