Morfologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
CURSO DE ECOLOGIA E ANÁLISE AMBIENTAL



MÓDULO DE CRIPTÓGAMOS – ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – PLANTAS AVASCULARES E VASCULARES




Aluna: Marla Lívia Lopes de Paula
Data das aulas: 13/04/ 2012 e 20/04/2012.
Disciplina: Morfologia e Taxonomia Vegetal










Introdução

As plantas são organismos eucariontes,multicelulares, autótrofos fotossintetizantes, com parede celular constituída de celulose e armazenamento de energia através do amido. As criptógamas constituem o grupo das plantas sem sementes, e é composto pelas briófitas e pteridófitas. As briófitas são plantas avasculares, não possuem folhas, caules e raízes verdadeiras, possuem apenas liloides, caulóides e rizóides.  O transporte é realizado célulapor célula, por isso o tamanho reduzido das plantas. A disciplina de Morfologia e Taxonomia Vegetal têm como principais objetivos Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos de morfologia vegetal, visando a compreensão da estrutura e do funcionamento do organismo vegetal, desenvolver habilidades de observação e análise de diferentes estruturas do corpo vegetal, evidenciar a importância doestudo da sistemática vegetal em sua interrelação.





































Material e Módulos


Para a realização desse roteiro, foram utilizados os seguintes materiais:

-Pinças

-Estiletes

-Seringas

- Estilete

- Lupa

- Lâminas



Resultados e Discussões

Plantas Avasculares

Foi estudado o Filo Marchantiophytas que fazparte do Reino Plantae, são Briófitas (filo mais simples dentre as demais plantas), o seu talo tem forma de gametófito, tem poros aeríferos: epiderme com cutícula e cada poro comunica com uma câmara aerífera onde existem células clorofilinas. São plantas que se reproduzem por alternância de gerações, não possuem flores e nem sementes(criptógamos), são avasculares, seu gametófito é duradouro eindependente, seus gametófitos em geral têm sexos separados, em certas épocas eles produzem uma pequena estrutura na região apical(onde terminam seus filóides), onde os gametas são produzidos, os gametófitos masculinos produzem os anterozoides, já os gametófitos femininos produzem chamados oosferas, uma vez produzidos na planta masculina, os anterozoides podem ser levados até uma planta feminina compingos d’água.
As Anthocerotophytas apresentam diferenças das demais plantas avasculares, como: os antóceros apresentam em suas células um único grande cloroplasto, têm estômatos não funcionais, cavidade interna com mucilagem, gametófitos possuem forte achatamento dorsiventral e forma de roseta, podem ser monóicos ou dióicos, muitos esporófitos podem se desenvolver sobre um mesmo gametófito.

Asfolhas hepáticas do filo Marchantiophyta, são bem ramificadas e apresentam duas fileiras de filídios iguais com disposição alterna dística e uma terceira fileira de filídios menores ao longo da superfície ventral do gametófito. Essa disposição faz com que o gametófito seja aplanado e cresça paralelamente ao substrato. Nas hepáticas folhosas, os anterídios geralmente ocorrem num curto ramo lateralcom filídios modificados, chamados androécio. O arquegônio é apical, o que evita a autofecundação, e caracteristicamente envolto no perianto. Assim como nas hepáticas talosas, o esporófito é constituído por pé, seta e cápsula. Já no filo Bryophyta seus filídios têm disposição espiralada no caulídio, num arranjo tridimensional, geralmente são inteiros e apresentam apenas uma camada de células quepodem ser indiferenciadas ou apresentarem uma costa bem definida.

Plantas avasculares são semelhantes aos seus ancestrais, quanto: pigmento fotossintético principal: clorofila a. Pigmentos acessórios: clorofila, carotenoides, ambos armazenam amido em seus cloroplastos, enquanto outros organismos fotossintetizantes armazenam amido fora dos cloroplastos e às plantas formam fragmoplasto durante a...
tracking img