Republica de nauru

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Republica de Nauru

* Economia
Os recursos naturais são peixe, e fosfato, [4] a principal riqueza de Nauru, desde o tempo da colonização, mas as reservas estão praticamente esgotadas, além dosmercados tradicionais deste produto estarem também em baixa. No entanto, as exportações daquele produto deram aos nauruanos, durante algum tempo, um dos mais altos rendimentos per capita do TerceiroMundo.
Nos anos 90, Nauru introduziu o sistema de paraíso fiscal e rapidamente se tornou um dos destinos favoritos para dinheiro sujo da máfia russa, chegando a conseguir um “capital” de cerca de 70bilhões de dólares, segundo uma estimativa do Banco Central da Federação Russa [carece de fontes]. Isto levou a OCDE a identificar Nauru como um dos 15 paraísos fiscais que não cooperavam na lutacontra a lavagem de dinheiro. Com a legislação internacional reforçada contra estas operações, também esta fonte de renda está com os dias contados.
Outra fonte de renda eram os aluguéis cobrados naNauru House, uma das mais altas edificações em Melbourne, a qual foi construída com os ganhos obtidos através da venda dos fosfatos. Desafortunadamente, as manipulações ruins e a corrupção nos anos 1990levaram à ruína. As grandes rendas obtidas pela extração de fosfato se desperdiçaram. Em novembro de 2004, num esforço de pagar aos credores de Nauru, foram vendidos os ativos que a nação possuía emMelbourne, incluindo Nauru House.
Nauru atualmente está implicado num caso australiano contra os Estados Unidos em um acordo mal-sucedido. Como se diz, os representantes dos Estados Unidos oferecerambilhões de dólares para a recuperação econômica da ilha. Na mudança, Nauru promulgou a legislação que limita a efetividade de lavagem de dinheiro ultramarino e a fuga fiscal. Simultaneamente,estabeleceram uma embaixada nauruana na China (trabalhando na realidade no controle dos Estados Unidos), enquanto ajudando à deserção de cientistas norte-coreanos e funcionários pela fronteira. Supostamente...
tracking img