Tundra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TUNDRA
Formada há cerca de 10 mil anos, a tundra é o bioma mais jovem da Terra. Suas áreas de ocorrência são as regiões próximas ao oceano Glacial ártico: Alasca, norte do Canadá, Groelândia, norte da Rússia e da Escandinávia.
A tundra possui ecossistemas cuja composição botânica é influenciada pelas condições de solo e clima. O solo fica congelado a maior parte do ano, a estação mais quentedura mais ou menos 60 dias e a temperatura mais alta não ultrapassa 10 ºC. A tundra, portanto, só cresce nos períodos de degelo. Suas principais espécies são os musgos e os liquens, plantas rasteiras, pois as árvores não sobrevivem nesse tipo de clima. A palavra tundra vem do finlandês tununa, que significa planícies de árvores.
Esse é o bioma mais frio do mundo e é basicamente um deserto gelado,pois apresenta poucas precipitações (neve) durante o ano.
Podemos classificá-lo na categoria E dos climas de Köppen.
TAIGA OU FLORESTA BOREAL
A Taiga é também chamada de Floresta Boreal porque ocorre apenas no hemisfério norte, entre as latitudes de 50ºN e 60ºN. Os invernos são muitos rigorosos, com queda de neve, e os verões são quentes (clima temperado continental ou Dfc e Dfb, naclassificação de Köppen). Podemos dizer que a Taiga é uma floresta homogênea, pois é formada quase só por coníferas (abertos e pinheiros), que possuem folhas aciculares, resistentes e perenes.
Cobre grandes extensões da Rússia, do Alasca, da Noruega, da Suécia, da Finlândia e do Canadá. Na Escandinávia e no Canadá alimenta importantes indústrias madeireiras, de papel e celulose, dos quais a madeira que forneceé a principal matéria-prima.
Palavra Tundra originada da língua finlandesa, “tunturia” que significando “terra despida de árvores”.
TUNDRA ÁRTICA: surge a sul da região dos gelos polares do Ártico, entre os 60º e os 75º de latitude Norte, e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Groelândia. Situada próximo ao pólo norte, no círculo polar Ártico, recebe pouca luz e pouca chuva,apresentando um clima polar frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano.
Inverno:muito longos, duração do dia: muito curto, temperatura: máxima -6ºC (temperatura média entre os -28ºC e os -34ºC), precipitação: pouca. Apresenta um aspecto úmido e encharcado, em virtude da evaporação ser muito lenta e da fraca drenagem do solo causada pelo permafrost(camadas inferiores do solo congelada).
Verão: duração de cerca de 2 meses, (duração do dia é cerca de 24 h), temperatura não excede os 7 a 10 ºC, camada superficial do solo descongela, mas a água não consegue se infiltrar, pois as camadas inferiores encontram-se geladas (permafrost), que começa a uma profundidade de alguns centímetros e se prolonga até 1 metro ou mais. Formam-se então charcos epequenos pântanos. A duração do dia é muito longa e ocorre uma explosão de vida vegetal, o que permite que animais herbívoros sobrevivam.
Animais: bois almiscarados, lebres árticas, renas e lemingues na Europa e na Ásia e caribús na América do Norte. Estes por sua vez constituem o alimento de outros animais, carnívoros, como os arminhos, raposas árticas e lobos. Existem também algumas aves como aperdiz-das-neves e a coruja-das-neves.
Vegetação: é composta de líquenes (plantas resultantes da associação de fungos e algas, que crescem muito lentamente e extraordinariamente resistentes à falta de água, que conseguem sobreviver nos ambientes mais hostis), musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticas que impedem que as plantas cresçam em altura. As plantas com raízes longas não sepodem desenvolver, pois o subsolo permanece gelado, pelo que não há árvores.
TUNDRA ALPINA
A Tundra Alpina encontra-se em vários países e situa-se no topo das altas montanhas, muito fria e ventos, não há árvores. Ao contrário da Tundra Ártica, o solo apresenta uma boa drenagem e não apresenta permafrost. Vegetação: ervas, arbustos e musgos, tal como a Tundra Ártica. Animais: cabras da...
tracking img