Montar recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Passos Importante Para Montar Um Recursos Humanos Em Pequenas E Médias Empresa - Parte 1

O departamento de Recursos Humanos sem dúvida faz muita diferença entre as empresas, em um mundo globalizado em que preço, qualidade e prazo de entrega são obrigações que qualquer companhia tem que ter para sobreviver, irá se sobressair, aquelas que possuem como diferencial o seu atendimento, tanto docliente interno quanto o externo.

Até alguns anos atrás, recursos humanos era um departamento presente apenas em grandes corporações, hoje sabemos que o Ativo mais precioso da organização são as pessoas, que farão o diferencial da empresa, através de seu atendimento, sendo assim o RH não pode ser um luxo das grandes CIAs., as pequenas e médias organizações, tem que se utilizar desse setorestratégico, para sempre buscar um lugar a sombra, em seu segmento.

É claro que para as pequenas e médias empresas, constituir um RH estratégico e que faça parte da gestão do negócio, sempre será mais difícil, já que a verba disponível não é exatamente o que o setor necessita. Mas por experiência própria, o que falta muitas vezes é o comprometimento daqueles que lideram o departamento.

Vou daralgumas dicas de como montar um setor de RH, sem necessidade de muita verba, porem com muito comprometimento e criatividade.

Vamos dividir esse processo em III partes, para que a leitura não fique tão cansativa, nessa primeira parte vamos tratar da entrada do colaborador na empresa.

• Primeiro passo é elaborar uma estratégia para o setor de Recrutamento e Seleção (R &_S).

O importante nessemomento é saber que você esta garimpando jóias para a sua empresa, buscar o talento no R&S é uma das tarefas mais importantes do setor de RH.

Precisamos ter o perfil profissional e pessoal, referente à vaga que você vamos buscar candidatos, para isso uma boa conversa com o líder do setor que abriu a vaga, poderá lhe render bons frutos no momento do R&S, verifique as qualificações técnicas (quaisequipamentos, software, idiomas, conhecimentos, etc.) e qualificações pessoais (crenças, valores, relacionamento com o grupo, família, etc.) que o candidato necessita para poder participar da seleção.

As qualificações pessoais são de extrema importância, pois tem que estar atrelado à visão, missão e crenças da empresa, é importante montar um time, que tenha as mesmas características. Não podemoster profissionais com visões, valores e crenças diferentes das que a organização tem.

Para minimizar conflitos posteriores e até retrabalhos no setor de recrutamento e seleção, essas características terão que ser uniformes em todos os colaboradores da empresa.

Podemos começar montando um processo de recrutamento interno, daremos oportunidades aos nossos colaboradores, se houver algumprofissional que já se encaixe no perfil da vaga aproveitaremos, dando oportunidades a quem já esta na empresa e otimizando nosso tempo.

No caso de não preenchermos a vaga com o recrutamento interno, passaremos a prospectar no mercado os currículos, separamos só aqueles que se enquadraram no perfil profissional que lhe foi solicitado, esses serão os candidatos que serão entrevistados.

Antes daentrevista vamos criar uma ficha com perguntas técnicas e pessoais de acordo com o perfil que foi solicitado anteriormente. Essa ficha servirá de guia na entrevista.

Na entrevista iremos buscar os profissionais que mais se enquadram com o perfil que nos foi solicitado, os aprovados serão encaminhados para fazer testes práticos com o líder e esse vai decidir qual o candidato que mais se encaixa emsua equipe, lembre-se não mande muitos profissionais, o aconselhável são no máximo três por vaga, o líder provavelmente não disponibiliza de muito tempo para ficar avaliando, essa é a fase em que você já definiu que o colaborador tem o conhecimento técnico e tem o perfil profissional para atuar na vaga que foi solicitada, agora é só a definição do candidato que o líder prefere.

• Regulamento...
tracking img