Teoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A teoria dos Sistemas foi criada por Ludwig Von Bertalanffy, um biólogo alemão, que trouxe esse conhecimento para ajudar a organizar e entender um sistema.
Um sistema pode ser simples ou complexo e tem figura organizacional.
Ludwig Von Bertalanffy usa seu conhecimento em biologia, comparando sistemas vivos com os de uma organização.
Os sistemas sempre estão ligados em sistemas,pode-se dizer que existem sistemas dentro de sistemas. Com o avanço da tecnologia, os sistemas vêm sendo mais conhecidos pela sociedade e ajudam a encontrar novos rumos para realizar as tarefas, mostrando novos caminhos para novas profissões dentro desse enfoque sistêmico, com o objetivo de realizar com qualidade e reduzindo os custos (maximizando lucros e reduzindo custos).
Ao propor essateoria, Karl Ludwig Von Bertalanffy, produziu uma teoria nos quais diferentes
Conhecimentos poderiam ser integrados, no entanto, vemos que a Teoria dos Sistemas é usada em várias áreas de especialidades (administração, ciências da computação, estudos sociais, inclusive na área de sistemas de informação). A disciplina Sistemas de informação tem uma influência muito grande pela Teoria dos Sistemas,porque ajuda a compreender os processos organizacionais dentro dos sistemas.
Sabemos que assim como nós, as organizações são compostas por sistemas. Nós seres humanos temos sistema nervoso, sistema digestivo, sistema circulatório... Importantes para pleno funcionamento do nosso corpo; assim são os sistemas dentro de organizações.
Através de um melhor conhecimento das características básicas de umsistema poderemos utilizar melhor essa ferramenta indispensável para nossa aprendizagem.

2. História da Teoria dos Sistemas
Várias figuras importantes fizeram parte dessa história, como Nicolau de Cusa, Leibniz, Marx, Hegel e Kohler.
Kohler tinha um pensamento parecido, porém se limitava a física e não tratava o problema em geral. A obrade Lotka foi a que mais se aproximou do objetivo ao tratar a sociedade como um sistema. Ludwig ficou intrigado quando viu que peças não se encaixavam, pois sabia que não era viável tratar as ciências por partes isoladas.
Idéias parecidas começaram a surgir em outros lugares, a partir disso criou-se uma nova tendência, que para ser aceita, levou algum tempo.
Junto com o trabalho sobre ometabolismo e as novas teorias sobre o organismo, a Teoria dos Sistemas foi proposta, baseando-se que o organismo é um sistema aberto.
A Teoria dos Sistemas enfrentou vários obstáculos até ser aceita, foi tida como falsa, por causa de suas analogias superficiais que mudavam as diferenças reais, conduzindo a conclusões erradas.
Após a última Guerra, ela surgiu para ficar, assim nos trazendo oportunidadespara também termos esse conhecimento.
2.1. O QUE É TEORIA DOS SISTEMAS?
DEFINIÇÃO: É um conjunto de partes inter-relacionadas, que trabalham na direção de um objetivo. Todos focados em um mesmo objetivo, chegar ao ponto certo, o sucesso.
Todo sistema é um subsistema de um sistema ainda maior, ou seja, há sistemas dentro de outro sistema.
Os sistemas podem ser classificados quanto a suanatureza, origem e tipo. Os tipos de sistemas podem ser quanto à constituição: Físicos ou concretos (objetos, coisas reais) e Abstratos ou conceituais (conceitos, planos, idéias).
Quanto à natureza: Fechados (máquinas) e Abertos (Indivíduos, grupos, organizações, sociedade).
2.1.1 Sistemas abertos
Os Sistemas abertos são as pessoas, os grupos, as organizações e a sociedade. É a interação da empresa coma sociedade e o ambiente onde ela atua. É a relação de troca natural, a empresa busca recursos no ambiente e processa com ajuda de seus recursos dentro de si mesma e devolve para a sociedade na forma de produtos e serviços.
2.1.2 Sistemas Fechados
Os sistemas fechados são aqueles que independem do meio externo, não se tornam menos importantes por isso, apenas não interagem com o ambiente...
tracking img