Monografias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo

Danças Folclóricas e Populares


Definindo conceitos
Afinal o que é dança?
“ Apesar de parecer simples, o número de definições para a palavra“dança” é quase infinito. Isto mostra a complexidade e as divergências existentes nesta área.”
(Neves, 1987)

“A dança em suas diversas manifestações, está de tal modo ligada à raça humana que só seextinguirá quando esta deixar de existir” (Faro, 1986)

Mas afinal o que é cultura?


Cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente dainteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das geraçõespassadas para as futuras.



Cultura, segundo Jr. Ribeiro (1982) consiste num conjunto global de modos de fazer, ser, interagir e representar que, produzidos socialmente, envolvem simbolização e,por sua vez, definem o modo pelo qual a vida social se desenvolve.



A cultura é uma dimensão da realidade social, a dimensão não-material, uma dimensão totalizadora, pois engloba os váriosaspectos da realidade do qual são construídas pelas ações dos próprios homens.

A Cultura Popular segundo Jr. Ribeiro (1982, p. 85).


(...) se considerarmos cultura como sendo do povo isso nos,permite assinalar que ela não pertence simplesmente ao povo, mas que é produzida por ele, enquanto a noção de popular é suficientemente ambígua para levar a suposição de que representações, normas, atosencontrados entre as classes dominadas são isso facto do povo.



Mas a cultura também segue o caminho do erudito, que se origina na burguesia, mas que inclui também setores intelectuais dapequena burguesia, privilegia o momento da produção, entendida como criação individual.



Folclore é a Cultura do Popular, tornada normativa pela tradição. (CASCUDO, 1984).

Folclore


A...
tracking img