Monografia sobre wong kar-wai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
5
1. A VIDA E OBRA DO CINEASTA
O produtor, diretor e roteirista conhecido, também, como Kar-Wai Wong, nasceu em Shangai (China) no dia 17 de julho de 1958. Aos 5 anos imigrou para Hong Kong, com sua família. Seu pai era marinheiro e gerente de boate. E Wong Kar-Wai lembra de passar sua juventude frequentando cinemas com sua mãe. Graduou-se em designgráfico pela Hong Kong Polytechnic School e após se inscrever na Hong Kong Television Broadcasts (TVB) passou a trabalhar como assistente de produção e roteirista.
Seu roteiros começaram a evidenciar-se e em 1987 seu roteiro “Vitória Final” foi dirigido por Patrick Tam, sendo o terceiro filme pretendido para uma trilogia. Foi então, em 1988 estréia sua primeira direção em “Tears Go By” que tambémfaz parte da trilogia.
Wong faz muito sucesso, e todos queriam trabalhar com ele e tinha como repetição de ser um diretor que não se comprometeria a agradar a todos. Criticos se fascinavam com Wong Kar- Wai, que se baseava muito nas obras de Chris Doyle. É então que cria sua própria produtora “Tone Studios Jet” finalmente garantindo maior liberdade criativa que não tinha anteriormente.
Passou atrabalhar com a adaptação à sua maneira, e com “Ashes Of Time” (1994) seus orçamentos se excederam onde teve que injetar muito dinheiro necessário. Foi durante a pós- produção que Wong fez uma pausa para trabalhar em algo mais pessoal, o seu projeto “Chungking Express” (1994). Um ano depois, mais um projeto “Anjos caídos” que faziam que sua reputação fosse crescente para este visual como percepçãoemocional.
No ano de 1997, Wong faz o filme “Happy Together”, filmado na Argentina com um pano de fundo homossexual. Com isso impressionou os críticos o suficiente para ganhar um prêmio no Festival de Cinema de Cannes. Em 2000 Wong estava decidido em trabalhar em seu filme “In The Mood For Love”, mas o processo foi interrompido e foi obrigado, contratualmente, a iniciar sua próxima obra, o filme“2046” em 2004.Quando o “In The Mood For Love” foi lançado, também foi premiado em Cannes.
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
6
Foi em 2007 que lançou seu famoso filme “My Blueberry Nights”, construído no Ocidente, estrelando Jude Law, Norah Jones, Rachel Weisz e Natalie Portman. Foi sua primeira longa metragem totalmente em inglês e com isso sua primeira introdução à Hollywood.
ESCOLASUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
7
2. AS MARCAS DE AUTORIA DO DIRETOR
Para perceber a complexidade que compõe o estilo do diretor-roteirista, serão abordados tanto a questão estética quanto a narrativa, além de elementos mais analógicos e alegóricos presentes em seus diversos trabalhos.
2.1 ESTÉTICA
Destacam-se em suas obras os enquadramentos ousados, as molduras naturais, as cores fortes econtrastantes, muitos filtros, luzes, texturas e mudanças de velocidade. A imagem em preto e branco, da película granulada e a metalinguagem também são constantemente usadas em seus trabalhos, tanto curtas ou longas metragens, videoclipes e até mesmo trabalhos publicitários. “Wong participa de uma linha de cinema que abandona todo o esteticismo em prol de uma verdadeira ‘estética’, um domínio emque todos os elementos visuais têm como primeira função significar, para num momento depois serem ‘bonitos’”, afirma Ruy Gardnier na Contracampo (GARDNIER, 1999).
Na imagem 1 (um), trecho do filme “Anjos Caídos” pode-se perceber a utilização do Preto e Branco e do filtro.
Foto 1 – “Anjos Caídos”
Foto 2 – Filme “2046”

ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
8
Foto 3 – Filme “2046”Já nas imagens 2 (dois) e 3 (três), do filme “2046” pode-se notar a utilização das luzes, dos filtros, das cores fortes, do vidro, da fumaça, das molduras naturais e também as mudanças de velocidade.
2.2 RELAÇÃO DA REALIDADE COM O TEMPO
Como a cineasta Camillo Soares afirma “A tradução dessa busca desesperada por uma identidade é a arma desse cinema para impor uma nova leitura dos moldes...
tracking img