Monografia gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A adolescência é uma fase muito conturbada na maioria das vezes, em razões das descobertas, das idéias opostas às dos pais e irmãos, formação de identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase de desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos eatitudes desses jovens.
A gravidez é um período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e fisiológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer.
Quando adolescência e gravidez ocorrem juntas, podem acarretar sérias conseqüências para todos os familiares, masprincipalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.
Os motivosque levam a essa união de adolescência e gravidez deveriam começar a serem discutidos em casa, pois em alguns casos há a negligência dos pais em conversar com esses adolescentes e explicarem as conseqüências de uma relação sexual sem proteção.
Mas sabemos que às vezes há essa explicação, porém é deixada de lado pelos jovens que só querem saber de curtição e esquece-se de usar ainteligência e responsabilidade que deveria existir.
Depois de consumado o fato, começa o tormento de o casal contar aos familiares ou resolver logo a situação? Mas em muitos casos a decisão cabe somente a jovem, pois o parceiro é categórico e é a favor do aborto de modo que esquece a parceira e o filho que esta se desenvolvendo.
Devido a esse fato, a moça comete loucuras desde o aborto ate oabandono da criança em lugares improváveis por medo de serem identificadas, por motivos psicológicos, afinal trata-se de uma gravidez na adolescência, o período mais conturbado da vida de um jovem.

Além dos fatores psicológicos existe o fator chamado saúde, pois uma adolescente não tem o corpo preparado para abrigar outro ser, de modo que possa haver complicações ao longo da gravidez,durante o procedimento de aborto, dentre outros.
Depois que paramos pra analisar os transtornos de uma gravidez na adolescência nos deparamos com grande índices de casos, como por exemplo, no Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70, engravidam hoje em diaA Pesquisa Nacional em Demografia e Saúde, de 1996, mostrou um dado alarmante; 14% das adolescentes já tinham pelo menos um filho e as jovens mais pobres apresentavam fecundidade dez vezes maior. Entre as garotas grávidas atendidas pelo SUS no período de 1993 a 1998, houve aumento de 31% dos casos de meninas grávidas entre 10 e 14 anos. Nesses cinco anos, 50 mil adolescentes foram parar noshospitais públicos devido a complicações de abortos clandestinos. Quase três mil na faixa dos 10 a 14 anos.
E esses são dados de uma reportagem feita em 2003 e os índices já era elevada, hoje em dia a situação tomou proporções ainda maiores de modo que esse tema já um tanto quanto saturado, porém não surti nenhum efeito no meio dos jovens.
Mas não podemos esquecer que com uma gravideznessa fase da vida, muitas coisas ficaram de lado, e serão perdidas. Como os estudos, saídas com os amigos e um futuro normal de quem esta caminhada para a vida adulta.
Esperamos que de alguma forma ao longo do nosso trabalho, possamos contribuir com um alerta aos jovens, ou ate mesmo a curiosidade pelo assunto, assim os levando ate informações que os façam pensar melhor sobre seus atos....
tracking img