Gravidez na adolecencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Problema

Desde o início da puberdade, as meninas iniciam o processo de despertamento para a sexualidade, geralmente sem a orientação familiar ou escolar devidas. Iniciando-se muitas vezes precocemente na vida sexual, muitas adolescentes tornam-se mães consciente ou inconscientemente.

A Organização Mundial de Saúde considera que a adolescência vai dos 10 aos 20 anos incompletos. Agravidez na adolescência aumenta nas classes sociais menos favorecidas economicamente, o que leva a ressaltar a responsabilidade do Estado sobre a prevenção deste problema em especial.

O problema é provido de uma série de fatores que o motivam. A maior liberação sexual, a facilidade de acesso aos métodos de contracepção, a precocidade da menarca, a queda gradativa da qualidade de vida, são alguns dosfatores que mais importam quando se trata desse tema. A melhoria em questões infra-estruturais é de suma importância para a amenização do problema.

Educação, saúde, lazer e a melhoria das condições sócio-econômicas estabelecem-se como elementos necessários e fundamentais para que nossos adolescentes passem a se gostar mais, a entender a fase de mudança pela qual estão passando econsequentemente perceberem que a paternidade e maternidade precoces podam de maneira significativa as suas perspectivas de futuro como cidadãos e cidadãs.

Dentro desse contexto, esse projeto propõe identificar as causas possíveis que levam as adolescentes a engravidarem, caracterizando o perfil sócio-econômico das mesmas e analisando, em especial, os impactos desse problema na saúde pública do Brasil.Assim, este projeto buscará a partir de uma pesquisa bibliográfica, dados oficiais e de institutos de credibilidade responder aos questionamentos:

Quais mecanismo e políticas públicas podem ser utilizados para minimizar os efeitos da gravidez na adolescência?



1.2 Hipóteses

Diante dos problemas identificados para a realização deste projeto de monografia, as respostas alcançadas podemapresentar as seguintes hipóteses:

a) A gravidez na adolescência tem aumentado as despesas do Estado com a saúde pública no país, além de uma mudança no comportamento social das novas mães e pais, que influenciam na educação e na vida financeira das famílias. Contudo, várias políticas públicas têm sido desenvolvidas e alcançados resultados satisfatórios na prevenção, alem da assistência as jovensmães.
b) A gravidez na adolescência tem aumentado as despesas do Estado com a saúde pública no país, além de uma mudança no comportamento social das novas mães e pais, que influenciam na educação e na vida financeira das famílias. Contudo, várias políticas públicas têm sido desenvolvidas e alcançadas resultados satisfatórios na prevenção, além da assistência as jovens mães.
c) O serviço públicobrasileiro já está adaptado à incidência de casos de gravidez na adolescência, sendo que as despesas já estão inclusas no orçamento do SUS, tendo baixo impacto nas receitas do setor. De qualquer forma os efeitos destes casos têm desestruturado várias famílias que necessitam de acompanhamento especial, onde apesar da assistência do Estado, as políticas públicas preventivas não têm causado osimpactos necessários para diminuir a incidência dos casos de gravidez na adolescência.



1.3 Justificativa

A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública de caráter social, que demanda a inserção de políticas públicas que visem à redução do problema e a melhoria da qualidade de vida das adolescentes. Assim, este trabalho de pesquisa buscará fazer um levantamento dos aspectoshistóricos, sociais e culturais verificando as causas do problema e a sua conseqüência impactante na saúde pública do nosso país.

O trabalho será de natureza bibliográfica, que abrangerá pesquisas, estudos, matérias jornalísticas e dados oficiais do Governo brasileiro sobre a situação da gravidez na adolescência no País, além do entendimento com base em material teórico que expliquem tais fenômenos....
tracking img