Stocks deseguranca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Politica
Gestão de Stocks









Trabalho elaborado por:
- Nádia Pereira
- Sacha Zhuravskiy



Introdução


Stock de segurança é determinado na empresa pelas previsões de vendas da empresa, no caso em que as vendas foram superiores á linha de stock de segurança poderá eventualmente esta empresa ter uma rotura de stocks. Neste Caso a empresa deverá equacionar as quantidadesprevistas dos seus Stocks.
A Politica gestão de stocks deverá promover aumentos da procura do mercado eventuais de determinado produto e as oscilações de preços.
No caso em que as vendas são inferiores á linha e se a empresa quiser manter esta linha de Stocks deverá promover junto do mercado publicidade, baixa de preços e substituir o produto vendido.
Nas empresas normalmente a politica gestãode Stocks é definida no início do ano juntamente com os planos de orçamento de vendas e compras.
É fundamentalmente que o gestor identifique atempadamente com previsões a evolução dos preços de mercado e da procura do produto.
Os Ajustamentos que se fazem do Stock de segurança levam a que a empresa no próximo ano de actividade tenha o maior conhecimento dos seus consumidores.





PoliticaGestão de Stocks


1.º Identifique com recurso uma definição de stocks de segurança e custo de stocks.
Resposta:
O stock de segurança é determinado diretamente através de previsões. Não conseguindo serem estas previsões absolutamente exatas, o Stock de segurança irá funcionar como uma proteção quando a procura atinge valores superiores ao esperado. Como foi referido anteriormente asprincipais variáveis a ter em conta são a procura e o tempo de aprovisionamento designado também por prazo de entrega. É nestas variáveis que o stock de segurança irá desempenhar um papel fundamental na medida em que a satisfação da procura terá que ser garantida nas situações em que o prazo de aprovisionamento é superior ao valor médio previsto, a procura é superior ao valor médio previsto e no caso deas duas situações acontecerem simultaneamente.
• Aumento dos custos de rutura e dos níveis de serviço;
• Descida dos custos de posse;
• Maiores variações na procura;
• Maiores variações no prazo de entrega (tempo de aprovisionamento).








Custo de Stocks

Os Stocks suportam, para além do custo de rutura, duas espécies de custo: custo de passagem encomendas para aconstituição e reabastecimento e que vai somar-se ao preço de compra artigos e custo de posse inerente à sua existência e que vai agravar os preços de saída de armazém.

Custo de Passagem
O custo de passagem, que corresponde a 1% - 2% do montante total das encomendas,
Compreende todos os gastos devidos ao procedimento de compra, como remunerações e encargos com os agentes do aprovisionamento,estudos de mercado, despesas com negociações, redação das encomendas, controlo dos prazos, relance aos fornecedores, controlo das entregas e conferência das faturas



Custo de Posse
O custo de posse do stock compreende duas categorias de despesas: o interesse financeiro dos capitais imobilizados que se situa entre 10 e 15% e os gastos de armazenagem que podem atingir 5 a 10% do valorimobilizado.
Os gastos de armazenagem são constituídos pelo custo de funcionamento dos armazéns (remunerações e encargos, iluminação e força motriz, manutenção dos locais e dos equipamentos), a amortização ou aluguer dos locais, a amortização dos equipamentos, seguros, perdas por deterioração e roubo, custo de obsolescência.

Custo de Ruptura
A ruptura pode verificar-se nas duas actividades deprodução:
_ Fabricação: falta de materiais para dar continuidade ao processo produtivo
_ Manutenção: falta de uma peça que origina paragem de fabrico e cuja produção não
pode ser recuperada.
No primeiro caso (fabricação) podemos considerar duas espécies de ruptura:
_ Ruptura potencial: detectada antes do lançamento em fabricação, origina custos de
urgência e custos comerciais
_ Ruptura real:...
tracking img