Gravidez na adolecencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS FAMETRO
CURSO DE PEDAGOGIA

QUEM E O ADOLECENTE NO BRASIL DE HOJE

MANAUS-AM
2011
ARIANE CRISTINA MOTA DA SILVA






DROGA NA ADOLECÊNCIA



Trabalho solicitado pelo professor Rakson Disciplina fundamentos e metodologias da Ciência Naturais, Curso de Pedagogia da FaculdadeMetropolitana de Manaus - FAMETRO



MANAUS-AM.
2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. O que e a adolescência
3. O que e a droga
4. A influencia dos amigos
5. Por que os adolescentes usam drogas
6.1 Lança perfume
6.2 Heroína
6.3 Maconha
6.4 Cocaína
6.5 Cigarro
6.6 Álcool
6.Problemas familiares
7.O adolescente, a sexualidade e asdrogas
8. Risco de gravidez precoce e maior entre os usuários
9. Referência
10. Anexo

INTRODUÇÃO

Apesar de vivermos em uma sociedade de informação, com significativos avanços tecnológicos, sociais e culturais, nem sempre os adolescentes tem acesso ao conhecimento de maneira apropriada e coerente.
Pois o uso de droga na adolescência vem se tornando uma das maiores dificuldades sociais daatualidade, especialmente o uso de droga licita como o álcool e o cigarro as quais são de mais fácil acesso,e ainda contam com uma forte pressão da mídia, que vem a ditar o que e moda, legal. Levando em consideração que a adolescência e uma etapa de escolhas, mudanças, duvidas e afirmação da identidade, o adolescente esta mais sujeito interferência de opiniões externas.
Ofato de adolescência ser um momento de mudanças, tanto física quanto comportamental, torna o adolescente vulnerável às drogas, devido às situações adversas apresentadas nessa fase, tais como influencia dos amigos, curiosidade, fuga das dificuldades, contradição dos valores estabelecidos pelos familiares entre outros.
É em meio a esses conflitos que a droga pode surgir como possibilidade de soluçãopara seus problemas, tornando o uso de substâncias ilícitas e cada vez mais abusivas, sendo assim, o jovem passa a utilizar as drogas não pelo prazer antes oferecido, mas sim pelo desprazer de ficar sem ela.

O que é adolescência

Todos nos ser humano passamos pela adolescência e tivemos que enfrentar os mesmos problemas que milhares de jovens enfrentam hoje. Nessa fase as transformações tantono corpo quanto na mente do adolescentes são cada vez mais evidentes.
Um dos grandes problemas da adolescência é com relação o desejo que muitos jovens tem de adquirirem a liberdade, ou seja, muitos acabam desrespeitando regras e normas fundamentais para um bom convívio em sociedade. Sem falar nos caminhos tristes, sombrios e na grande maioria das vezes sem volta que as drogas e a prostituiçãopodem oferecer.
E nessa fase, que o os hormônios estão à flor da pele, e com isso o risco de uma jovem engravidar ou pior ser vitima de uma DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) é ainda maior. Então o papel dos pais se torna importantes para que os jovens do presente possam se tornar cidadãos de caráter e responsabilidade no futuro.

O que é Droga

Droga é toda a substancia que, éintroduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções. É conhecida também como o nome genérico de substancias químicas, naturais ou sintéticas, que podem causar danos físicos e psicológicos a quem as consume. Seu uso constante pode levar à mudança de comportamento e à criação de uma dependência, um desejo compulsivo de usar a droga habitualmente, ao mesmo tempo em que o consumidorpassa a apresentar problemas orgânicos decorrentes de sua falta.
Os principais problemas para a saúde dos adolescentes decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas (ilícitas) são inúmeros e de varias ordens. Podem-se listar desde os de ordem
orgânica e funcional de sistemas do corpo ate os de ajustamento social, provocados por modificações neuroquímicas que causam prejuízos no...
tracking img