Projeto de pesquisa - tema: gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto
Gravidez na adolescência: Realidade fora de hora!

Nova Iguaçu
2012





Por:
Camilla Barbirato de Oliveira



Trabalho apresentado à professora do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Iguaçu como requisito de avaliação da disciplina Metodologia.

Nova Iguaçu
2012
TEMA
Gravidez na adolescência

TÍTULO
Gravidez na adolescência: Realidade fora dehora!

OBJETIVO
*Objetivo Geral:
- Disseminar aos discentes uma cultura de valorização do sexo e da sua própria sexualidade fornecendo-lhes informações que promovam seu bem-estar e saúde no âmbito físico, social, moral e mental.
*Objetivo Específico:
- Proporcionar aos discentes a oportunidade de obterem maiores e melhores esclarecimentos acerca das questões relacionadas à gravidez naadolescência;
- Oportunizar discussões e reflexões acerca dos problemas causados pela gravidez indesejada na adolescência.

JUSTIFICATIVA
Estudos apontam que a gravidez na adolescência é um artifício pelo qual milhares de discentes já passaram, ou passam, por esses entraves no decorrer da sua vida escolar. As discentes que enfrentam essa árdua realidade fora de hora, se deparam com odespreparo, tornam-se expostas a inúmeros riscos de saúde, devido às possibilidades de doenças sexualmente transmissíveis, além de acarretarem problemas de desenvolvimentos emocionais, comportamentais e educacionais, que sucessivamente geram numerosas dificuldades na vida escolar dessas alunas, como: Menor rendimento, baixa escolaridade, evasão escolar, entre outros fatores que são prejudiciais aoprocesso de ensino-aprendizagem das mesmas.
Como o processo de ensino-aprendizagem visa à formação integral do indivíduo, a escola também tem suas responsabilidades em alertar as jovens a essa problemática frequentemente existente no âmbito escolar. E para trabalhar a questão da gravidez na adolescência é necessário discutir sobre sua prevenção, buscando medidas educativas que possam conscientizar ascausas e consequências desse fenômeno na escola, com a finalidade orientar as alunas para que então seja mais provável a queda da incidência de novos altos índices, como os relatados na atualidade.

HIPÓTESES
- Quais as implicações que uma gravidez indesejada traz a vida do adolescente?
- Que relação pode-se estabelecer entre gravidez na adolescência e baixa escolaridade?
-Que relação existe entre gravidez na adolescência e evasão escolar?
- Que relação pode-se estabelecer entre gravidez na adolescência menor qualidade de vida?
- Qual é o papel a escola mediante a problemática da gravidez na adolescência?

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Desde a década de 60, várias mudanças vêm estimulando as jovens a terem sua vida sexual ativa e com isso vai aumento gradativamente oíndice de gravidez precoce, ou seja, na adolescência.
Portanto a gravidez na adolescência, está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea e consecutivamente no âmbito escolar. Essa realidade fora de hora envolve muito mais do que pensamos, como problemas físicos, emocionais, sociais, que sucessivamente refletem de forma negativa no processo de ensino-aprendidagem das discentes quepassam por essa problemática.
O local em que cada indivíduo cresce, família, comunidade e escola, influenciam em suas atitudes futuras, devido essas entidades terem o poder de orientação, que contribui de forma a agregar valores na formação de cada pessoa, ou não. Especialistas apontam a família e a escola como principais agentes transformadores capazes de mudar uma realidade social, porém éimportante também que exista a consciência por parte das jovens que atitudes inconseqüentes podem ter graves conseqüências, pois uma gravidez inesperada dificulta que a jovem tenha uma vida normal, como sair com os amigos e principalmente estudar, fortalecendo assim os altos índices da baixa escolaridade, da evasão escolar, entre outros fatores que resultam em menor qualidade de vida dessas...
tracking img