Monografia do chopp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho visa à analise de uma possível melhoria no desempenho nas operações logísticas realizadas pela empresa e também nas operações em seus terminais logísticos. Caracteriza-se pelo controle de produtividade e conseqüentemente estudos para melhoria da mesma.
Sabendo-se a atual produtividade alcançada pelos colaboradores, conseguiremos definir metas e procedimentos visualizandoo aumento destas, com os quais estaremos buscando conseguir proporcionar uma melhor organização e eficácia de forma a facilitar as movimentações de material no processo de carregamento dos produtos.
A logística é uma das atividades empresariais mais antigas, entretanto é aquela que apresenta os conceitos gerenciais mais modernos. Um processo logístico deve ser gerenciado de forma sistêmica,pela importância na combinação da capacidade de produção com as necessidades do mercado.
A logística tem como principal função, implementar, planejar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor. O gerenciamento deatividades, e de seus processos, torna a tomada de decisão mais correta na busca de um novo cliente ou fidelização do mesmo
A distribuição urbana de produtos, subsistema da Logística Empresarial, constitui atividade operacional de significativa importância para as empresas, primeiro, por evidenciar as utilidades de tempo e lugar, administrando as diferenças espaciais entre produção e consumo esegundo por ser potencial fonte de obtenção de vantagem competitiva ( Moraes e Lacombe, 2002 ).




CAPÍTULO I

1 - Localização e perfil da empresa

A empresa será instala em Indaiatuba - S.P, na Rodovia Santos Dumont. Um dos motivos são o acesso as rodovias Anhanguera, Dom Pedro, Bandeirantes e Campinas-Mogi Mirim, que dão maior facilidade e rapidez nas empresas, assim a nossa frotarealizaram a entrega com agilidade. Outro motivo e o aeroporto de Campinas, onde as mercadorias podem sair daqui a destino em outros Estados e Paises, fazendo com que ganhamos tempo nesse translado.
O Centro Pólo Tecnológico de Campinas, também favorece a esse interesse de instalação, onde podemos usufruir deste centro, conseguindo informação para melhorar o serviço prestado aos nossos clientes.
AsUniversidades que estão aqui também, e um ponto positivo, onde todos os anos se forma profissionais altamente capacitados para vir integrar ao nosso time. As escolas preparatórias ou escolas técnicas, como são chamadas, também dão sua contribuição para os jovens saiam dela com uma capacidade e espírito de vencer.
A decisão para a escolha de local e instalação da empresa será tomada em função danatureza do serviço e dos custos de transporte até o mercado consumidor. O modelo mais simples supõe que os custos de serviço, em qualquer localidade, sejam os mesmos. O problema resume na escolha de uma região onde os custos de distribuição sejam os mais baixos possíveis. Os fatores não são tão controláveis e variam desde o custo do terreno até simpatias pessoais.
A empresa necessita demão-de-obra, combustíveis, matérias-primas e maquinas. Essas condições devem equilibrar-se de forma a diminuir ao máximo o custo da unidade produzida. A localização de facilidades envolve o uso de muito julgamento, arte e intuição.
Os analistas da decisão devem seguir uma lista de verificação dos fatores que podem auxiliar a amplitude de suas escolhas. Os seguintes fatores são comumente utilizados, como:· Leis de zoneamento locais;
· Atitude da comunidade e do governo local com relação ao depósito;
· Custo para desenvolver e conformar o terreno;
· Custo da obra;
· Disponibilidade e acesso a serviços de transportes;
· Potencial para expansão;
· Disponibilidade, salários, ambiente e produtividade da mão-de-obra local;
· Taxas relativas ao local e à operação do armazém;
· Segurança no...
tracking img