Depressao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A depressão, ou mais especificamente depressão maior, é definida como um distúrbio afetivo, no qual o indivíduo apresenta humor deprimido ou perda de interesse por atividades que antes eram consideradas prazerosas (anedonia) (DSMIV,2002). Ela é um dos mais freqüentes distúrbios encontrados na prática médica e de acordo com a World Health Organization (WHO), ela acometeaproximadamente 121 milhões de pessoas em todo mundo e somente 25% destas tem acesso a tratamento adequado (WHO, 2007). A depressão será responsável por um grande número de casos de morte nos próximos dez anos e, aproximadamente, um quinto da população mundial terá pelo menos um episódio depressivo no decorrer da vida.
Dentre esses episódios 75% são classificados de leve a moderado (BILIA et al.,2002). Asíndrome depressiva é tratada, na maioria das vezes, com uma variedade de medicamentos denominados antidepressivos, os quais exercem efeitos benéficos sobre os sintomas da depressão. A maioria exerce ações importantes sobre a neurotransmissão monoaminérgica (GOODMAN & GILMAN, 2003).
Para o tratamento desse tipo de distúrbio, a medicina tem buscado alternativas terapêuticas, como o uso defitoterápicos. As principais espécies de plantas utilizadas são: Kava kava e Hypericum Perfuratum.
A planta Hypericum perforatum L., conhecida popularmente como Erva de São João, tem sido amplamente utilizada e nos últimos dez anos, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, o uso dessa planta tornou-se importante como uma terapia alternativa para o tratamento de transtornos do humor, especialmente emcasos de depressão leve a moderada (RODRÍGUEZ-LANDA & CONTRERAS, 2003).
A kawa kawa (Piper methysticum), é um fitoterápico pertencente à família Piperaceae, que tem sido cultivado por mais de 3000 anos por todo o sul do Pacífico e norte do Havaí. É indicado tanto em casos de ansiedade e insônia, como calmante, para induzir o relaxamento, tratamento de asma, reumatismo, promover perda de peso, entreoutros, com eficácia ansiolítica sem apresentar os efeitos adversos dos benzodiazepínicos, como prejuízo das funções cognitivas, sonolência e redução da coordenação motora.
Formulações farmacêuticas contendo essas plantas estão disponíveis em farmácias e lojas de produtos nutricionais (health foods stores) nos Estados Unidos da América e outros países, com variações nas concentrações, dosagens eesquemas terapêuticos.
A utilização de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos para a recuperação da saúde é uma prática generalizada, que foi sedimentando-se ao longo do tempo, sendo o resultado do acúmulo secular de conhecimentos empíricos sobre a ação dos vegetais por diversos grupos étnicos. O uso desses recursos é estimulado, muitas vezes, de maneira pouco criteriosa. Os conhecimentosempíricos acumulados no passado (tradição cultural) e os científicos desenvolvidos, ao longo do tempo, mostram que as plantas medicinais e os medicamentos fitoterápicos podem, também, causar efeitos adversos, toxicidade e apresentar contra-indicações de uso. O princípio de que o benefício advindo da utilização de um produto com finalidade medicamentosa deve superar seu risco potencial deve seraplicado também aos produtos da medicina tradicional/popular.
O desconhecimento pelos consumidores das informações mínimas necessárias ao uso correto de plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos, e as dificuldades encontradas pelos profissionais da saúde para obtenção de informações de qualidade, tornam a fitoterapia um alvo fácil para a automedicação sem responsabilidade. Por isso, éimportante que a utilização desses recursos terapêuticos seja também submetida à análise de risco/benefício
Com relação ao benefício esperado, não somente a eficácia clínica deve ser avaliada, mas também a utilidade social do remédio em seu contexto cultural. Com relação ao risco potencial, é de vital importância que haja um corpo de evidências sobre o perfil de segurança dos medicamentos...
tracking img