Conhecimento cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Concepções contemporâneas da Administração
A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é a estruturae o ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com oambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simplessoma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
De acordo com Chiavenato (2003), essa teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem,englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e, entre outros, reconhece os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem umaanálise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como a de Etzione (1980), que se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito debeneficiário principal.
A Teoria Comportamental, segundo Chiavenato (2003), surgiu como decorrência da Teoria das Relações Humanas, porém ela se posiciona de forma crítica em relação a esta, rejeitando asconcepções ingênuas e românticas. A Teoria Comportamental deixou uma nova compreensão das organizações. Tendo como ênfase as pessoas, busca soluções democráticas e flexíveis para os problemas da gestão. Osprincipais estudos dessa teoria foram a teoria de Maslow e a teoria de Herzberg. Porém, o estudo comparativo de Likert também foi importante para a teoria comportamental.
Likert, segundo Chiavenato(2003), propõe um esquema no qual ele relaciona modelos de organizações, como podendo ser: Autoritário Coercitivo, Autoritário Benevolente, Consultivo e Participativo. O Sistema de Administração de...
tracking img