Laudo ergonomico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACIDENTE EM AMBIENTE CONFINADO

Quatro trabalhadores que realizavam tarefas de limpeza para a Comissão Municipal de Água Potável e Esgoto ( COMAPA ) de Reynosa no México , morreram intoxicados no dia 25-08-2005 , ao inalarem gás metano em uma das galerias subterrâneas da rede de drenagem da Estação de Bombeio de Águas Residuais Nº4 , da comunidade / Vila Ampliação Leal Puente.
O diretormunicipal de Proteção Civil e Bombeiros ( Defesa Civil ) , Alberto Hernández, informou que os trabalhadores necessitavam de proteção adequada ( Respiração Autonoma ) no momento de introduzir-se nas galerias subterrâneas e morreram à uns quatro metros de profundidade.


[pic]


Quatro empregados de manutenção geral da Comissão Municipal de Água e Esgoto ( COMAPA ) morreram asfixiadosdentro de uma galeria subterrânea da Estação de Bombeio de Águas Residuais Nº4 , da comunidade Ampliação Leal Puente, em Reynosa , no México.
A aspiração de metano concentrado dentro da galeria subterrânea levou Esteban Alface a perder os sentidos à quatro metros de profundidade , quando limpava com um ancinho ( rastelo ) , as ventilações do sistema de bombeamento de águas residuais.
Fora dagaleria subterrânea , se encontravam Arturo Pérez e Jorge Luis Flores , que ao vê-lo inconsciente dentro do água que fluía dos esgotos da cidade , lançaram-se em sua ajuda , com máscaras bucais ( Semi-Faciais ).
Testemunha dos fatos , foi o sobrevivente José Ángel Torres Vicente , de 22 anos de idade , que correu para pedir auxílio pelo rádio de comunicação à central da COMAPA , solicitandouma ambulância para prestar ajuda a Esteban Alface.
Quando regressava a onde estavam seus colegas de trabalho , deu-se conta que Jorge Luis Flores e Arturo Pérez estavam agonizando dentro do água , sendo que nesse momento , chegou Felipe de Jesús , e também se introduziu na galeria subterrânea , tratando de auxiliar a seus três colegas já falecidos.
Desafortunadamente sua tentativa para salvarseus amigos , lhe custaram também a vida , somando assim , um total de quatro empregados de manutenção geral da COMAPA , quem perderam a vida na galeria subterrânea , localizada na avenida Espuelas , da comunidade / Vila Transporte ferroviário com Poza Rica , atrás do CBTIS.
José Ángel Torres Vicente , de 22 anos de idade , com domicílio na rua Matamoros , número 183 , da comunidade / VilaAquiles Serdán , afirmou que este trabalho era cotidiano para ele e os mortos hoje , e que constantemente utilizavam cinto de segurança e máscaras bucais ( Semi-faciais ) para entrar para realizar trabalhos de limpeza nas ventilações das galerias subterrâneas.
Revelou também , que Esteban Alface estava sozinho realizando os trabalhos de manutenção no interior da Estação de Bombeio de ÁguasResiduais Nº 4 , à uns quatro metros de profundidade , quando o viram perder os sentidos.
Tratando de auxiliá-lo e evitar que morresse asfixiado , entraram os outros dois colegas para auxiliá-lo , incorrendo a mesma sorte ; chegando em apoio o quarto colega que tratou de ajudá-los , mas também perdeu sua vida numa batalha perdida.
José Ángel Torres revelou ainda que Felipe de Jesús , só durou dezsegundos de pé antes de cair na água , onde ainda agonizou alguns segundos , antes de afundar-se , presenciando ele , a morte de maneira trágica de seus quatro colegas.


DIFÍCEIS TRABALHOS


Integrantes da Defesa Civil e Cruz Vermelha foram os primeiros a chegar ao local da tragédia , mas devido à presença de gás metano , entre outros tóxicos , tiveram que esperar a chegada de tanques (cilíndros ) com oxigênio , máscaras e um caminhão com escada para proceder ao resgate.
O diretor da Defesa Civil , Alberto Hernández , coordenou as ações de resgate enviando dois integrantes / resgatistas ao fundo da galeria subterrânea , para que atassem / prendessem com cintos e cordas , os corpos inertes que boiavam dentro da galeria subterrânea.
O primeiro a ter seu corpo resgatado foi...
tracking img