ENTRE RESSIGNIFICAÇÕES OS LUGARES E AS TERRIRORIALIDADES: Um olhar a partir do Café Palhares Belo Horizonte 2011

24598 palavras 99 páginas
INTRODUÇÃO

Esta pesquisa pretende analisar a formação de lugares e territorialidades tecidos nas sociabilidades do Café Palhares localizado no Centro de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.
O referido local, nessa urbe, se caracteriza como ponto de encontro expressivo de diversos grupos sociais. Constitui-se um espaço onde inúmeros sujeitos sociais surgem de diversas regiões do próprio município e dos municípios pertencentes à RMBH – Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ali se estabelecem formando territorialidades e lugares, imbricados num mesmo espaço geográfico.
Cabe-nos, no decorrer desse trabalho, descobrir quais territorialidades e quais lugares essa parcela do espaço em evidência apresenta, e de que forma, as relações de apropriação e construção do espaço se dão no cotidiano. Entre uma xícara e outra de café são tecidas realidades sociais que contam a historicidade dos lugares e de seus respectivos frequentadores.
Entender os motivos capazes de explicar a permanência do Café Palhares na centralidade de Belo Horizonte é uma tarefa primordial dessa pesquisa. Ou seja, compreender como o empreendimento resistiu ao processo de metropolização do centro da capital mineira é a principal pergunta dessa monografia.
Por

esse

motivo,

buscar-se-á

o

entendimento

sobre

o

perfil

dos

frequentadores do Café Palhares. Assim como, tentar-se-á descobrir as dinâmicas de construção dos lugares e das territorialidades construídos pelo uso dos grupos sociais no âmbito do Café, situando-as no tempo/espaço.
Compreender as dinâmicas do lugar e as territorialidades como forma de apropriação do espaço no âmbito da Geografia é uma exigência ímpar na urbanidade progressiva que se desenha no espaço geográfico da metrópole moderna. O presente trabalho é justificável para entender os aspectos históricos e as dinâmicas do surgimento/desaparecimento de lugares no centro de Belo Horizonte, e com isso, identificar os

Relacionados