portuques liquagens

1009 palavras 5 páginas
Os tempos verbais são classificados, basicamente, em três tipos:
Presente
Representam fatos que se passam no momento atual, ou seja, no momento em que estamos falando. Ex.: Estou cansado de você. (Estou, significa algo que está ocorrendo).
No passado,temos o pretérito perfeito, pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito.
Pretérito Perfeito:Expressa um fato que aconteceu em um momento anterior e que foi totalmente terminado. Exemplo: Ela estudou toda a matéria ontem a noite.

Pretérito Perfeito Composto:Expressa um fato que começou no passado e que pode se prolongar até o momento atual. Exemplo: Tenho estudado bastante para as provas.
Preterito Imperfeito: Expressa um facto no passado que ainda se decorria no momento em que um outro aconteceu. Exemplo: Eu estudava quando o Eduardo bateu na porta.

Pretérito mais-que-perfeito:Expressa um fato que ocorreu antes de outro já terminado. Exemplo: Ele já estudara toda a matéria quando os seus amigos chegaram.

No presente,é onde se expressa um fato atual. Exemplo: Estudo aqui há dois anos.

No futuro, temos: Futuro do presente simples: Um fato que vai ocorrer brevemente em relação ao momento atual. Exemplo: Ela estudará Biologia amanhã

Futuro do presente composto: Um fato que vai ocorrer depois a um momento atual, mas já terminando antes de outro fato futuro. Exemplo: Antes dele partir, todos já terão se despedido dele.

Futuro do pretérito simples: Um fato que pode acontecer depois de um determinado fato passado. Exemplo: Se eu tivesse tempo, iria contigo amanhã.

Futuro do pretérito composto: Um fato que poderia ter acontecido depois a um determinado fato passado. Exemplo: Se eu tivesse esse tempo, teria ido contigo ontem.
Tempos Verbais
Tomando-se como referência o momento em que se fala, a ação expressa pelo verbo pode ocorrer em diversos tempos. Veja:
1. Tempos do Indicativo

Presente - Expressa um fato atual.
Por exemplo: Eu estudo neste colégio.

Pretérito Imperfeito - Expressa

Relacionados