Monitoramento de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO DE MONITORAR PESSOAS

Banco de Dados de Gestão de Pessoas

Andréia
Jociane
Lucas
Rafael
Renata
Valéria

Processos de Monitorar Pessoas
São processos utilizados para acompanhar, orientar e controlar atividades das pessoas nas organizações, podendo realizar ainda a verificação de resultados. Esta monitoração é realizada com apoio de ferramentas como “Banco de Dados” e “Sistemas de Informações Gerenciais ( SIGs)” que se tornam indispensáveis para aquelas organizações que buscam gerir pessoas de forma precisa e efetiva, identificando e até prevendo possíveis problemas organizacionais, por exemplo.

Banco de Dados de Gestão de Pessoas
Segundo Chiavenato, 2009, banco de dados é um conjunto de arquivos relacionados logicamente, organizados de forma a facilitar oacesso aos dados e eliminar a redundância dos mesmos.
Sendo assim, considerando que dados são elementos que servem de base para a formação de juízos e resolução de problemas e que banco de dados são esses dados registrados, organizados e codificados, podemos concluir que Banco de Dados são base de todo Sistema de Informação, já que somente dados devidamente armazenados, classificados erelacionados entre si permitem a obtenção da informação.

Exemplos de bancos de dados interligados, contendo os cadastros de:
 de pessoal;
 de cargos;
 de seções;
 de remuneração;
 de benefícios;
 de treinamento;
 de candidatos;
 médico;
 outros cadastros.

Analisando os conceitos já vistos, podemos destacar a grande importância do Banco de Dados para aquelasempresas que buscam transferir a gestão de pessoas do RH para os gerentes, vale lembrar que estes só poderão realizar seu trabalho com êxito se obtiverem informações, estas vindas do processamento do banco de dados. Não existe Gestão de Pessoas sem informação.
Processamento de Dados
Consiste no acumulo, agrupamento e cruzamento de dados.
Os dados por si só não tem grande valor se não foremarmazenados corretamente, classificados, relacionados e cruzados entre si, e é justamente ai que entra o processamento de dados, é ele que permite que os dados ganhem significados, transformando-os em informações com alguma finalidade, um objetivo final.

O processamento de dados ocorre da seguinte forma:
• Entrada de Dados: são fatos crus, que não tem contexto significativo.
Ex: quantidade deprodução, custo da matéria-prima, etc.
 Processamento: é onde os dados são analisados e transformados em informações.
 Saída de Informação: é o resultado do processamento, onde os dados são convertidos e passam a ter um significado lógico.
Ex: capacidade de produção, custo de venda do produto, produtividade do funcionário, etc.
 Feedback: também chamado de realimentação, é a reintrodução deuma saída sob a forma de informação.

O processamento de dados precisa da entrada de dados para que proporcione a saída de informações.
É o processamento de dados que possibilita a elaboração de relatórios com cruzamento de dados, por exemplo.
Ao lado temos um exemplo de entradas e saídas do Processamento de Dados:

Tipos de Processamento de Dados
 Manual: efetuada manualmenteatravés de fichas, cartões e mapas entre outros. Com ou sem o auxílio de máquina de escrever ou calculadora.

 Semi-Automático: processamento manual aliado a características de processamento automático, ou seja, são utilizadas máquinas para auxiliar no registro dos dados presentes em fichas, por exemplo.

Continuação...

 Automático: quando a máquina é programada para determinadas operações,desenvolvendo-as em seqüência sem a necessidade da intervenção humana. É realizado por computadores através de SIGs (Sistemas de Informação Gerencial).

Sistema de Informação Gerencial de GP
Sistema utilizado para coletar, registrar, armazenar, analisar e recuperar dados sobre recursos humanos, gestão de pessoas. Seus objetivos podem variar de uma organização para outra, mas geralmente são...
tracking img