Moldagem em areia verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – UCS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS, DA NATUREZA E DE TECNOLOGIA

DISCIPLINA DE TECNOLOGIA MECÂNICA I

MICHELE CUNHA LIMA

MOLDAGEM EM AREIA VERDE E PRODUÇÃO DE FERRO FUNDIDO NODULAR

Bento Gonçalves, 2006

SUMÁRIO

LISTA DE QUADROS 02
INTRODUÇÃO 03
1 OBJETIVO 05
2 META 06
3 TECNOLOGIA DE FUNDIÇÃO EMAREIA VERDE 07
3.1 PREPARAÇÃO DE AREIAS 08
4 OBTENÇÃO DO MOLDE 11
4.1 MOLDAGEM 11
4.1.1 Processos automáticos de moldação em areia verde 12
5 PRODUÇÃO DE FERROS NODULARES 14
5.1 ELABORAÇÃO DO FERRO FUNDIDO NODULAR 15
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 Especificações de lingotes para produção de ferro fundido nodular segundo a Draft InternationalStandard ISO/DIS 9147 18

INTRODUÇÃO

O objetivo fundamental da fundição é dar a forma adequada ao metal, vertendo-o na cavidade de um recipiente denominado molde, o qual tem a forma desejada, isto é, a forma da peça que se pretende fabricar. Muitas vezes é necessário tratar o metal para se alterar a sua composição química. Deste modo, num passo único, formas simples ou complexas podem serfeitas de qualquer metal que possa ser fundido. O produto resultante pode ser otimizado relativamente à resistência, as propriedades direcionais podem ser controladas, e a aparência pode ser agradável.

As peças fundidas podem variar desde frações de centímetros e baixo peso até vários metros e várias toneladas. Este tipo de tecnologia tem sérias vantagens na produção de formas complexas,peças com secções côncavas ou com cavidades internas, peças muito grandes e peças feitas a partir de materiais difíceis de maquinar. Devido a estas vantagens óbvias, a fundição é um dos mais importantes processos de produção.

Hoje em dia, é quase impossível desenhar qualquer peça que não possa ser fundida por qualquer tipo de tecnologia de fundição existente. Contudo, como em todas astécnicas de produção, os melhores resultados a baixo custo são atingidos se o projetista compreender as várias opções e desenhar as peças para serem utilizadas pelo processo mais apropriado e da maneira mais eficiente. Os vários processos diferem primeiramente no material do molde (areia, metal, ou outros materiais) e no método de vazamento (gravidade, vácuo, baixa ou alta pressão).
Todos osprocessos partilham o requisito que o material ao solidificar maximiza as suas propriedades e simultaneamente previne potenciais defeitos.

1 OBJETIVO

Este trabalho tem o objetivo de descrever na íntegra a tecnologia de fundição em areia verde, processamento de ferros nodulares e ainda apresentar as aplicações e conclusões retiradas com a produção do ferro fundido.

2 META

A meta émostrar a tecnologia de fundição em areia verde, apontar a melhor aplicabilidade do ferro fundido nodular e com isto, considerar suas vantagens e desvantagens no processo de fabricação.

3 TECNOLOGIA DE FUNDIÇÃO EM AREIA VERDE

O processo de moldagem em areia verde é responsável por mais de 60 % da produção mundial de fundidos. Uma moldagem em areia é normalmente constituída por 2 meiasmoldagens, embora para peças de geometria complexa, possa ser necessário utilizar mais do que um plano de apartação. Excetuando estes casos, bem como a fundição de peças de grandes dimensões ou pequenas quantidades de peças para as quais é utilizada a moldagem manual, o processo é normalmente mecanizado.

Cada meia moldagem é obtida através da compactação de areia de moldagem em redor de ummolde/placa molde, no interior de uma caixa metálica. Os processos utilizados para compactação do molde são pequenas sacudidas, aperto e impacto.

Após esta operação efetua-se a separação/extração do molde/placa molde (desmoldagem), obtendo-se uma cavidade na areia destinada a receber o metal líquido.

Se o fundido tiver secções ocas, cilíndricas ou de outras formas variadas é...
tracking img