Moeda de cambio entre paises...

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade FORTIUM Departamento de Administração - Disciplina: Economia Internacional 1 Prof.: Ailton Guimarães

NOTA DE AULA 6 Taxas de Câmbio e o mercado de Câmbio. 1. Taxa de Câmbio – Conceito. A taxa de Câmbio é o preço da moeda de um pais em relação à moeda de outro pais. Ela é determinada, na maioria dos paises, no mercado de câmbio e suas variações são fortemente influenciadas pelosresultados das transações com o exterior (balanço de pagamentos). 2. Mercado de Câmbio O mercado de câmbio ou de divisas é constituído pelos agentes que desejam trocar (comprar e vender) moedas conversíveis de diversos paises. Uma moeda é conversível quando é livremente trocada por outras moedas estrangeiras e é inconversível quando não tem aceitação fora do seu país. 3. Participantes do mercado decâmbio Participam do mercado de câmbio os agentes que necessitam comprar ou vender moeda e os intermediadores destas transações. O grupo dos compradores é composto, geralmente por: I) Importadores; II) Turistas nacionais; III) Empresas de turismo e navegação (comerciantes de serviços); IV) Investidores estrangeiros, Hedgers e especuladores; V) Devedores de empréstimos. No grupo dos vendedoresencontramos: I) Exportadores; II) Tomadores de empréstimos; III) Turistas estrangeiros; IV) Investidores estrangeiros, Hedgers e especuladores; V) Empresas de turismo e navegação (comerciantes de serviços). No Brasil, todas as transações com moeda estrangeira têm que ser registradas no Banco Central (BACEN) e somente algumas instituições estão autorizadas a operar com o BACEN, são os Dealers.

1Mestre em Economia de Empresas, pela UCB - Universidade Católica de Brasília; Especialista em Finanças, pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Controladoria, pela Faculdade Tibiriçá/SP. Servidor do Banco Central do Brasil.

4. Captação de recursos em moeda estrangeira. Os agentes econômicos podem obter recursos no mercado internacional, utilizando diversos instrumentosou modalidades de captação, a saber: a) Bônus ou Bonds: Títulos, normalmente de longo prazo (mínimo três anos), com taxas, geralmente, pré-fixadas. b) Commercial Papers: Obrigações de curto prazo emitidas por empresas. c) Certificados de depósitos bancários (CDB): Títulos emitidos somente por bancos. 5. Regimes de taxa de câmbio. Existem diferentes regimes cambiais, que consistem no conjunto deregras, acordos e instituições que regulam o mercado de câmbio. Dentre os regimes de câmbio mais conhecidos temos: 1) Fixo A taxa de câmbio do país é fixada pelo governo. O mercado ajusta apenas a quantidade demandada e ofertada para aquele nível de taxa. O Banco Central, representante do governo, procura equilibrar a oferta e a demanda de moeda estrangeira, adquirindo o excesso ou vendendo quandohá escassez. Esta atuação faz parte da política cambial do país. 2) Flutuante Neste sistema, a taxa de câmbio é determinada pelas forças de mercado, sendo que a intervenção do governo é apenas para suprir suas necessidades, como a de qualquer agente. O mercado ajusta tanto a taxa (preço do moeda) quanto as quantidades transacionadas. 3) Flutuação Suja É uma variante do regime de câmbio flutuante.Aqui o governo atua para evitar grandes oscilações da taxa de câmbio. 4) Bandas Cambiais Podemos entender este sistema como um relaxamento do sistema puramente fixo. O governo define uma faixa de preço onde a moeda pode variar livremente. No que se refere à política cambial brasileira, em um passado recente, é importante comentar a atuação das autoridades monetárias no decorrer do Plano Real. Doinicio do plano em julho de 1994 até outubro daquele ano houve uma apreciação da moeda local, o Real. Esta apreciação, induzida pelo governo, foi importante para manter a inflação sob controle. A estratégia ficou conhecida como ancora cambial. De outubro de 1994 até março de 1995 o governo utilizou do sistema de bandas cambiais para manter a valorização da moeda. A eclosão da crise mexicana em...
tracking img