Mercado de cambio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO DE CÂMBIO
 
 
 
POLÍTICA CAMBIAL
 
 
Como, em geral, cada pais possui sua própria moeda, quando um agente econômico de uma determinada nação precisa relacionar-se com um agente econômico de outra, torna-se necessário estabelecer o valor de sua moeda em relação à moeda de outro país, ou seja, a taxa de cambio.
A política cambial refere-se à administração da taxa de cambio do país,que representa o controle do preço da moeda desse país em relação às moedas dos outros países e que balizará as relações dos agentes econômicos do país (famílias, empresas e governo) com agentes econômicos de outros países.
A execução da política cambial está interligada com as políticas fiscal e monetária. Por exemplo: quando um governo executa uma política fiscal expansionista e apresentadéficits sucessivos em seu orçamento, ele poderá financiar esse déficit com a emissão de moeda, que gerará pressão inflacionaria, ou com a emissão de títulos, o que aumentará a dívida do governo e, conseqüentemente, a percepção de risco do investidor. Em ambos os casos, os investidores tenderão a retirar seus recursos do país, o que pressionará a taxa de cambio.
A relação da política cambial com apolítica monetária é ainda mais direta. Por exemplo: quando ocorre uma entrada muito significativa de moeda estrangeira no País, esses recursos são convertidos no mercado financeiro para reais, o que aumenta a base monetária e força o Banco Central a agir no mercado monetário, utilizando as ferramentas já descritas de política monetária para restabelecer os níveis de liquidez e de taxa de juros deequilíbrio. A política monetária também pode ser utilizada para atrair dólares para o País, via juros elevados, a fim de controlar a taxa de cambio nos regimes de cambio fixo ou administrado.
 
 
REGIMES CAMBIAIS
 
 
Os países, em geral, adotam um dos três tipos de regime de cambio distintos na execução da política cambial: Câmbio fixo, câmbio controlado ou de flutuação suja, e câmbio flutuante. 
 
 
Câmbio Fixo
 
No regime de câmbio fixo, a autoridade monetária compromete-se a manter a cotação da moeda do País fixa em relação a um referencial que pode ser o ouro, outra moeda ou a uma cesta de moedas. Esse sistema possui a vantagem de transmitir aos agentes econômicos um elevado grau de previsibilidade, o que auxilia bastante o planejamento dos agentes e as decisões deinvestimento e de comércio. Contudo, em longo prazo, ele deixa de refletir as mudanças constantes verificadas nos fundamentos da economia do país em relação a outros países. Isso faz com que as demais variáveis da economia, como juros, desemprego e nível de atividade, sofram integralmente os impactos das mudanças de fundamentos que não foram absorvidas pela taxa de câmbio.
No regime de câmbio fixo, apolítica monetária do país torna-se dependente da política monetária dos outros países. Como o câmbio não se desvaloriza, um aumento dos juros no exterior ou um aumento na percepção de risco do país provocam a necessidade de aumento dos juros internos. Caso isso não ocorra, provavelmente o país sofrerá um ataque especulativo contra sua moeda.
Esse regime também exige um elevado montante de reservas doBanco Central, que deve atuar constantemente para manter a cotação da moeda fixa. Por exemplo: num país que possui sua moeda atrelada ao dólar, quando se verifica uma saída muita grande de dólares pelo mecanismo de oferta e demanda, existirá uma tendência de apreciação do dólar e depreciação da moeda local. Nesse caso, o Banco Central do país deverá intervir imediatamente, vendendo uma quantia dedólares equivalente á que saiu, com o objetivo de manter sua cotação fixa. O inverso ocorre quando é observada uma entrada muito grande de dólares e o Banco Central é obrigado a intervir, comprando a moeda estrangeira. Recentemente, esse regime de câmbio foi adotado na Argentina durante toda a década de 90 e foi abandonado em 2001, quando o peso foi desvalorizado.
 
 
Câmbio Controlado ou...
tracking img