Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A CONTABILIDADE

CONCEITO
A contabilidade é uma ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos.

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.”

“A contabilidade, na condição deciência social, cujo objeto é o Patrimônio, busca, por meio de apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da Entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ele, expressas tanto em termos físicos, quanto monetários.”

Possui três requisitos paraser ciência:

• O campo de atuação: que são entidades, entendidas as de direito público ou privado, as com ou sem fins lucrativos, as pessoas físicas ou jurídicas.
• O objeto: que é o patrimônio das entidades, que contabilmente é definido como o conjunto de bens, direitos, deveres e obrigações de uma entidade.
• E ao método: das partidas dobradas.

OBJETIVO (Finalidade)
Permitir oestudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas.

Dentre as informações destacam-se aquelas de natureza econômica e financeira. As de natureza econômica compreendem, principalmente os fluxos de receitas e despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade. As informaçõesde natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro.

ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITAVOS DO PATRIMÔNIO
A contabilidade estuda o patrimônio nos seus aspectos qualitativos e quantitativos. O aspecto qualitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais segundo a natureza de cada um. Trata do detalhamento desses componentes, segundo a sua espécie. Oaspecto quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em termos monetários.

USUÁRIOS DA CONTABILIDADE
Compreendem todas as pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), sócios, acionistas(empresas societárias), administradores, governo (fisco),fornecedores, clientes, investidores que atuam no mercado de capitais, bancos, etc.


TÉCNICAS CONTÁBEIS
• Escrituração: registro em livros próprios(Diário, Razão, Caixa e Conta Correntes), de todos os fatos Administrativos que ocorrem no dia-a-dia das empresas.
• Demonstrações Contábeis: quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa. A contabilidade se utilizadas DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OU FINANCEIRAS, que são através de balanços, balancetes, inventários.
• Auditoria: verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações financeiras, através do exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles.
• Análise de balanços: Análise dos componentes patrimoniais e de resultado para se avaliar a situação patrimonial e atendência de resultados das empresas com o fim de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da Contabilidade.
• Consolidação de balanços: Corresponde à unificação das demonstrações contábeis da empresa controladora e de suas controladas, visando a apresentar a situação econômica e financeira de todo o grupo, como se fosse uma única empresa.

CAMPO DE APLICAÇÃO DACONTABILIDADE
O campo da aplicação da contabilidade significa saber onde ela é utilizada, ou seja, em que os contabilistas trabalham. Abrange todas as entidades econômico-administrativas.

ECONÔMICO – ADMINISTRATIVAS: São organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, titular, capital, ação administrativa e fim determinado.

Quanto ao fim a que se destinam, as entidades...
tracking img