Modulo 2: habilidades decisorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do capítulo:Habilidades decisórias: razão, visão e a intuição como recursos gerenciais. |
Módulo 02 |
Melissa Fiuza Pós ADM - 21 N |

Decisão: o ato de decidir
Decisões administrativas rotineiras são decisões simples e manejáveis para facilitar as decisões de seu cotidiano.

Decisões administrativas estratégicas são mais difíceis, referem a problemascomplexos, envolvem mais informações e pessoas e geram mais impacto na comunidade, pois atraem maior atenção e expectativa das pessoas.

Escolhas estratégicas são mais abrangentes: procuram alterar as relações da organização com a sociedade ou mercado, portanto, com alta dificuldade, com consciência de riscos e incertezas.

Em todas as decisões administrativas, pequenas ou mais significativas, espera-seque haja razões para a escolha. A razão é a parte da causa para a decisão, existem métodos para justificar escolhas sendo eles:

* Intenções estratégicas: com base nos sonhos e motivações pessoais para agir.
* Valores: baseada em idealizações, utopias, crenças e princípios morais.
* Percepções sobre o contexto: sinalizações externas ou imposições ambientais.

Dirigentes procuram ser maisracionais e coerentes em suas opções, saber melhor porque e como decidir. As razões explicam, mas são insuficientes para justificar escolhas:

* Percepção de uma situação problemática: algum evento que se torna preocupação e gera expectativa de alguma interferência.
* Objetivos: fins a serem atingidos;
* Opções: há duvidas, perspectivas diferentes;
* Possibilidade de escolha: existeliberdade de opção;
* Complexidade: muitas informações incompletas, com impactos diversos;
* Incerteza: existe duvida e impactos potencialmente diversos;
* Risco: conhecem-se apenas algumas probabilidades;
* Ambiguidade: muitas dimensões e pouca clareza;
* Processo coletivo: muitos funcionários envolvidos na coleta e análise de dados;
* Múltiplos stakeholders: muitas pessoasenvolvidas, interessados.

Os fatores a cima aumentam as opções e visões da tomada de decisão desafiando os dirigentes. As decisões estratégicas exigem pensamentos e cálculos antecipatórios sobre a maneira de agir. Deve-se buscar dados e fazer um esforço coletivo para a definição e resolução do problema.
Dirigentes e chefes frequentemente revelam suas preocupações com modelos decisórios e asdificuldades inerentes ao processo de escolha. Questionam a possibilidade de melhorar a sua habilidade de decidir em contextos complexos.

Existem inúmeros modelos para facilitar e aperfeiçoar a forma de análise e de escolhas. Boa decisão é aquela fundamentada em dados, análises e valores relevantes, com procedimentos éticos.

Decisões equivocadas custam caro à empresa e à sociedade. Portanto, vale oesforço de ajudar as pessoas a pensar e a decidir melhor.

Análise social da decisão administrativa – a perspectiva cognitiva

A análise administrativa de processo decisório procura mostrar as decisões não mais como uma decisão grandiosa de um dirigente e sim pequenas opções de um grande grupo de funcionários, porque é necessário conhecer, além dos modelos racionais, os comportamentos humanos e osprocessos organizacionais que leva a melhor opção.
Focos de atenção: pretende analisar as situações fragmentadas.

Foco no que decidir: pretende analisar por uma sequencia lógica e racional, objetivos bem definidos e quantificados, forte influencia matemática e de influencia da ciência econômica.

Foco no processo de como as pessoas decidem: visa conhecer formas comportamentais que interferem noprocesso de decisão, forte influencia de psicologia e ciência administrativa.

Os fundamentos mais importantes na decisão origina-se na perspectiva cognitiva. Procurar entender as decisões humanos menos pelo fator estimulo-resposta e mais por processos mentais, suas percepções da realidade.

O histórico de qualquer decisão revela alguma lógica na busca e processamento da informação, por existir um...
tracking img