Modelos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELOS MENTAIS

O termo modelo mental surgiu em 1943, com o livro “The Nature of Explanation”, escrito pelo psicólogo escocês Kenneth Craik, o qual se referiu à expressão como sendo uma representação de elementos e situações do ambiente. O conceito de modelo mental tem sido aplicado por psicólogos e cientistas cognitivos desde os anos quarenta e, gradativamente, tem adentrado no campo daadministração (SENGE, 1990).
Os modelos mentais são uma forma de percepção que as pessoas têm do mundo. Por meio dessa percepção, elas se orientam para tomar decisões. As pessoas constroem as estruturas a sua volta de acordo com o que pensam. Os comportamentos e atitudes são decorrentes do modelo mental ou da forma de pensar (SENGE, 1990). A experiência individual influencia os modelos mentais e, porisso, eles podem ser mudados. Portanto, são mutáveis, e formados em grande parte pela cultura onde o indivíduo está inserido. Geralmente pessoas de uma mesma comunidade compartilham semelhantes modelos mentais.
Modelos mentais são as crenças, imagens, e pressupostos que os indivíduos têm sobre si mesmos, seu mundo, sua organização e como se encaixam neles (HUTCHENS, 2001). Tal afirmação explicaporque as pessoas tendem a resistir às mudanças. A mudança de comportamento das pessoas é uma premissa essencial para que a mudança organizacional ocorra efetivamente e com êxito.

Elementos propostos para comporem um perfil de modelo mental de sucesso
Relaciona-se e descreve-se a seguir, de forma sintética, sete elementos ou indicadores que, no entender deste ensaio, devem compor o perfil demodelos mentais que podem beneficiar e contribuir com a vida das pessoas e das organizações. Tais elementos formam um conjunto de qualidades que representam um diferencial pessoal e profissional e que, por conseqüência, constituem o diferencial organizacional. São eles: a) valores e princípios morais; b) inteligência emocional; c) pensamento complexo; d) pensamento linear ou lógico; e)competências técnicas e gerenciais; f) criatividade; g) capacidade de relacionamento e de comunicação.

a) Valores e princípios morais
A formação de uma cultura organizacional baseada em valores e princípios verdadeiros, virtuosos, eternos, que sejam comuns à organização e às pessoas que a integram, torna-se essencial para processos de mudanças duradouras e para uma organização sólida, estável erentável. Valores baseados no caráter, tais como: justiça, equidade, honestidade, integridade, confiança, fé e ética, são princípios aceitos pelo senso comum, e, ao comporem os modelos mentais individuais, formam uma cultura organizacional de valor, mais equilibrada, harmonizada e eficaz. Uma cultura organizacional alicerçada em tais valores permite a formação
de identidade, missão e visão de umaorganização sólida e forte, e propicia a mudança contínua, real, efetiva; e a organização fica menos dependente de fatores do ambiente externo (COUTINHO, 2003).
O desafio para o século XXI é conquistar uma posição organizacional em que as rotinas, normas e metas convivam harmonicamente com os anseios, valores, objetivos e necessidades dos indivíduos que a compõem. Quando a atividade fim torna-se maisimportante que a atividade meio, com valores comuns e objetivos bem definidos de interesse mútuo, o comprometimento dos indivíduos integrantes de uma organização acontece de forma natural e sadia.

b) Inteligência Emocional
As habilidades emocionais são essenciais para qualquer pessoa ou profissional. Quando se fala em ambiente organizacional e relacionamento grupal, tal condição torna-seprimordial. Buscar a consciência do autocontrole das emoções é condição sine qua non para o sucesso. Em princípio, toda pessoa bem-sucedida conquistou o autodomínio emocional. Tal conquista representa ser inteligente emocionalmente.
A autodisciplina emocional deve ser conquistada com a prática diária nas relações, com a mudança de hábitos e condicionamentos. Porém, antes dessa fase, faz-se...
tracking img