Modelos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TÍTULO – OS MODELOS MENTAIS, OS PROCESSOS DE MUDANÇA, O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E COMO ELES SE INFLUENCIAM


AUTOR – HARLAN DAVID AUGUSTO RODRIGUES – RU 560680


2. INTRODUÇÃO
Podemos observar o quanto é difícil adotarmos mudanças nas nossas vidas, naqueles que convivem conosco e principalmente administrarmos estas mudanças com sucesso. Quando transportamos esta idéia para umaorganização percebemos que a dificuldade se torna ainda maior, principalmente quando se trata de uma empresa com tradição, de sucesso, respeitada e consolidada.
A implementação de mudanças inicia-se com melhorias de mentalidades, principalmente nos dirigentes, mas com a participação de todos na organização. Para isso os Modelos Mentais trabalhados são de extrema importância. Cada indivíduona organização terá o seu próprio modelo mental, mas o alinhamento voltado para as mudanças e para o desempenho deverá ser trabalhado.
Os modelos mentais são a representação de como cada indivíduo interage com o mundo. Significa como ele reage a cada situação, conduz a sua vida, percebe seus próprios conceitos, influencia as outras pessoas e constrói a sua própria vivência. Os modelosmentais podem e devem ser mudados. Essa mudança deve procurar sempre uma evolução de acordo com a própria vivência de cada indivíduo.
O grande problema é que, inconscientemente, cada indivíduo tende a se acomodar com seus próprios modelos mentais. Desta forma voltamos ao início da questão na qual afirmamos que as mudanças são difíceis, principalmente, devido às enormes reações queenfrentamos.
Considerando os quatro fatores formadores dos modelos mentais: genético, aprendizado inconsciente, condicionamento e significado, destacamos o último que identificamos como o viável de inferirmos mudanças significativas e positivas para um possível processo de mudança e desempenho organizacional. E será por este fator que poderemos interferir nos outros três.
Passaremos emseguida a analisar a influência dos modelos mentais no processo de mudança e no desempenho organizacional concluindo se realmente essa influência é significativa.


.
3. DESENVOLVIMENTO
a. PERFIL DE MODELO MENTAL
Levando-se em consideração que cada indivíduo possui seus próprios modelos mentais, necessitamos de parâmetros para podermos ampliá-los e alinhá-los com os objetivosorganizacionais. Consideraremos sete elementos formadores do perfil de modelos mentais: valores e princípios morais, inteligência emocional, pensamento complexo, pensamento linear ou lógico, competências técnicas e gerenciais, criatividade e capacidade de relacionamento e de comunicação.
Passaremos em seguida a comentar cada um dos elementos citados.
1) Valores e princípios moraisToda organização está calcada em uma visão, missão, princípios e valores. Consideraremos os princípios e os valores nestas considerações. Acreditamos ser imprescindível a aplicabilidade de valores e princípios morais ao processo de trabalho gerencial, por acreditar que os mesmos reforçam o compromisso profissional, o que repercute no seu produto de trabalho, com orientações para suasatividades com honestidade, justiça e beneficência. Conduzir os membros de uma organização que acreditam nos mesmos valores e princípios e desenvolvê-los, torna mais fácil atingir objetivos comuns na empresa.
2) Inteligência emocional
Ouvimos com frequência, e até com muita insistência, no contexto organizacional sobre Inteligência Emocional. Aqueles que são detentores dessa capacidadesão profissionais destacados e admirados no ambiente no qual estão inseridos. Ter Inteligência Emocional é um fator determinante para o sucesso na carreira, já que as organizações contemporâneas têm buscado ter em seus quadros de funcionários não só profissionais dotados de excelentes capacidades técnicas, mas pessoas que saibam gerir suas emoções, os diferentes conflitos enfrentados no dia a...
tracking img