Ergonomia: Ciência, Tecnologia e Charlatanismo
SANTOS, Maurício Duque dos, Opção Milagrosa. Revista Proteção, mar. 1999, artigo sobre ergonomia.

O artigo critica de forma severa e fundamenta sua crítica aos maus profissionais e às empresas prestadoras de serviços em consultoria ergonômica. Critica ainda os fabricantes de produtos diversos e mobiliários, acerca da propaganda enganosa veiculada nas publicações comerciais de seus produtos. Destaca o artigo que no Brasil há uma visão distorcida sobre a ergonomia de produtos, com uma confusão plausível entre qualidades ergonômicas e qualidades estéticas e de contemporaneidade. Os mobiliários e equipamentos de informática são um exemplo dessa confusão, segundo o autor. Ainda percebe-se que muitos fabricantes, por ignorância ou por modismo, utilizam-se da ergonomia como forma de atacar o consumidor, destacando que seus produtos oferecem proteção às lesões repetitivas. Diante do aspecto conceitual, as LER/DORT têm múltiplas origense de difícil identificação. Como, então, que um único equipamento pode oferecer proteção efetiva? Os problemas ergonômicos, na visão do Professor Santos, devem ser resolvidos através da prevenção e em duas etapas: identificação das causas e planejamento das intervenções através de equipes multidisciplinares.
O texto ainda destaca que a preocupação da maioria das empresas brasileiras, atualmente, está em resolver situações protocolares, que atendam a legislação em vigor (que por sinal é bastante deficiente!). Concordamos em gênero e grau com o autor, pois vivemos essa realidade na vida profissional. Entretanto, entendemos que somente as críticas aos maus profissionais e aos empresários não vão conseguir mudar esse panorama. Artigos que tratam de temas importantes como este deveriam, sobretudo, evidenciar mais as tecnologias e as metodologias para estudos de casos. O combate às ações dos profissionais corruptos e inescrupulosos se faz especialmente com informações alicerçadas [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 07). Modelo short paper. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-Short-Paper/52616.html

MLA

"Modelo short paper" TrabalhosFeitos.com. 07 2011. 2011. 07 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-Short-Paper/52616.html>.

MLA 7

"Modelo short paper." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2011. Web. 07 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-Short-Paper/52616.html>.

CHICAGO

"Modelo short paper." TrabalhosFeitos.com. 07, 2011. Acessado 07, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-Short-Paper/52616.html.