Short paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paper1. INTRODUÇÃO


Esse trabalho tem por objetivo discorrer sobre formas de trabalhos acadêmicos: Formas de trabalhos acadêmicos: Short paper, paper e resenha, apresentando, cujo objetivo principal é aprender através dos conhecimentos que adquirir no estudo das Bibliografias e das leituras necessárias à elaboração do mesmo,visando capacitar-me para escrita dos gêneros mencionados,quando for necessário.
O viés metodológico contemplado foi o levantamento bibliográfico de autores que melhor fundamentam meu estudo. A pesquisa bibliográfica para Lakatos: Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direito com aquilo que já foi escrito sobre determinado assunto... Esses documentos permitem ao cientista o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação deinformações. (1985, p. 166-167)
Diante do exposto iniciamos o trabalho pelo levantamento bibliográfico das características dos trabalhos acadêmicos: Short paper, paper e resenha, suas estrutura e normas.
Realizada a descrição e exposto os referenciais teóricos passaremos a características e configurações de Short paper, paper e resenha.


2. Formas de trabalhos acadêmicos: Short paper, paper eresenha.

Short paper: Características e Objetivos

Short paper é um trabalho acadêmico que se limita à discussão de apenas uma ideia sobre um aspecto da realidade observada. Em outras palavras, neste trabalho, pede-se ao acadêmico que ele elabore e desenvolva um argumento, ou seja, que ele, de maneira crítica e objetiva, posicione-se diante da questão a ser elaborado ao longo dotrabalho.
Redigir um short paper é uma tática de aprendizagem que visa contribuir para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, pois os leva a mover reflexões e interpretação de um texto ou situação vivida: realizar exercícios, se posicionar criticamente diante de um assunto ou acontecimento levando o aluno a desenvolver um caráter ativo no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, aoquestionar, o aluno contribui para a construção de novos conhecimentos.
O short paper como a tradução de seu nome indica, é um trabalho pequeno, conciso, ou seja, podemos discorrer sobre um único problema ou questão, ou uma realidade observada sendo decidida pelo professor, que pode, também, deixa-la a critério de aluno, no entanto, que o fato de o short paper ter uma abrangência menor em termo deabordagem,não significa que o conteúdo deve ser tratado com menor profundidade.A delimitação do tema propicia o aprofundamento do conteúdo.
Em síntese, um short paper é um posicionamento pessoal de quem escreve em relação ao tema proposto. Na estrutura deve conter a capa, folha de rosto e introdução. Na introdução dever conter um o objetivo, delimitação do tema e posteriormente odesenvolvimento, posicionamento, avaliação, questionamento do autor em relação ao assunto abordado, e por último a conclusão, que é uma síntese concisa das principais ideias defendidas no desenvolvimento do trabalho e finaliza-se com a apresentação das referências bibliográficas.
É extremante importante observar que a introdução, desenvolvimento e conclusão componentes de um único texto, não sendo,portanto, separadas em seções.
A configuração do short paper segue os padrões da ABNT para trabalho acadêmicos, que deve ser escrito em papel A4,em um único lado,com letra “Times New Roman” ou Arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas. As margens superior e esquerda devem conter 3 cm e inferior e direita 2 cm,no corpo do texto, fonte 12 “Times New Roman” ou Arial, entrelinhas simples 1,5para o texto e parágrafo 2,5 da margem esquerda.


3. Paper: um instrumento pedagógico para a prática acadêmica

Para Medeiros (2008), entende-se por paper uma síntese de pensamentos aplicados a um tema específico. Esta síntese de deverá ser original e reconhecer a fonte de material utilizado. Em português, a palavra corresponde a ensaio, mais este nome não encontrou...
tracking img