Modelo osi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANALISE E
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MODELO OSI

2º semestre/2012

MODELO OSI

Trabalho apresentado a Faculdade de Tecnologia de Itapetininga como experiência para obtenção de nota parcial na disciplina de Sistema Operacional I, sob a orientação do professor x.






















2º semestre/2012
Resumo
Nestetrabalho será abordado o processo de padronização aprovado pela Organização Internacional para Padronização (ISO – International Organization for Standardization), denominado de Sistema de Interconexão Aberto (OSI – Open System Interconection), as características de cada camada, as funcionalidades e aplicações.

Palavras-chave: ISO (International Standards Organization), OSI (Open SystemInterconection), PDU (Protocol Data Unit).

LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 Camadas User e Provider 8
Figura 2 Camadas OSI 9
Figura 3 Sinal elétrico 10

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 PDU 7
3 CAMADAS USER E PROVIDER 8
3.1 User 8
3.2 Provider 8
4 OSI 9
5 CAMADAS 10
5.1 Camada Física 10
5.2 Camada de Enlace 10
5.3 Camada de Rede 10
5.4 Camada de Transporte 11
5.5 Camada de Sessão 11
5.6 Camada de Apresentação11
5.7 Camada de Aplicação 12
6 CONCLUSÃO 13
7 BIBLIOGRAFIA 14

1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos os conceitos e características de uma padronização criada pela ISO (Organização Internacional para Padronização), denominada de modelo OSI (Sistema de Interconexão Aberto). O objetivo desse modelo é facilitar a interconexão de sistemas, assim, todos os fabricantes podem criar os protocolos derede com a mesma referência.
Os protocolos são uma espécie de linguagem, indispensável para que ocorra a transmissão de dados. Com o modelo OSI, a ordem em que esses protocolos acontecem se torna a mesma, independente do fabricante.
A padronização OSI é dividida em sete camadas: física, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação. Pode-se dizer também que a primeira, segunda eterceira camada são responsáveis pela transmissão de dados; quarta camada é responsável pela comunicação e; quinta, sexta e sétima camada, responsável pela aplicação. É essa última camada que se situa mais próxima ao usuário.
É válido ressaltar que cada camada possui uma função. A comunicação entre uma camada (n) e outra só é possível com a camada que esteja situada imediatamente na parte inferior(n-1) ou superior (n+1). Por exemplo, a camada 5 só pode se comunicar com a camada 4 ou 6, nunca diretamente com a camada 1. Quando a comunicação tem caráter vertical, ela pode ser chamada de serviço (exemplo: entre camadas 2 e 3) e, quando possui caráter horizontal, ela é chamada de protocolo (exemplo: entre camadas 2 e 2 de redes diferentes).
Nas próximas laudas, o entendimento em relação aessas camadas poderá ser melhor absorvido, pois apresentaremos uma análise individual de cada uma juntamente com suas funcionalidades.

2 PDU
Protocolo de Unidade de Dados (PDU – Protocol Data Unit) é um conjunto de bytes que uma camada envia a outra quando se é solicitado um serviço (comunicação de caráter vertical). O PDU ser dividido em duas partes:
* Cabeçalho: é a parte do protocolo dacamada (n+1);
* Conteúdo: é a parte de dados da camada (n+1).
A partir do momento que o PDU ultrapassa a fronteira entre as camadas N e N-1, ela passa a ser chamada de SDU (Service Data Unit).

3 CAMADAS USER E PROVIDER
3.1 User

Camada user é o termo designado quando determinada camada (n) solicita serviços da camada inferior (n-1). Devido a isso, se diz que a camada inferior (n-1) é usuária(user) da camada n.
3.2 Provider
Quando a camada (n) precisa fornecer algum serviço para a camada superior (n+1), se diz que essa camada (n) é provedora (provider) de serviços.

Figura 1 Camadas User e Provider
fonte: http://www.inf.ufes.br/~zegonc/material/Redes%20de%20Computadores%202011-2/1%20-%20Aulas/2012-1/O%20Modelo%20OSI.pdf

4 OSI
Como já foi citado nas laudas anteriores, o modelo OSI é...
tracking img