Modelo osi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DO MODELO OSI

Nas primeiras redes, apenas computadores de um mesmo fabricante poderiam se comunicar. Isto por questões de compatibilidade, o qual cada fabricante adotava seu própriopadrão. Na época, os dois fabricantes que dominavam o mercado era a IBM e a DEC (Digital Equipament Corp, que hoje é a HP).


No início da década de 1981 a ISO se reuniu com representantes de váriasempresas para tentar resolver este impasse. Foi quando em 1984 o Modelo OSI foi criado e permitindo a comunicação de dados entre hardwares e softwares de fabricantes diferentes, e mais do que isso, omodelo OSI também padronizou a forma como os dados são preparados, organizados, enviados, recebidos, interpretados e utilizados, tudo organizado por camadas, onde cada camada tinha um conjunto deprotocolos (regras), tudo padronizado para que todos os fabricantes “falassem a mesma língua". O modelo ficou conhecido como arquitetura em camadas.

O governo americano tentou impor esse modelo e emseguida o governo brasileiro também o fez através da Lei da Informática, porém, todas as tentativas de se impor esse modelo, fracassaram e lentamente esse modelo foi sendo ultrapassado por outros.

OModelo OSI foi o mais bem estruturado de sua época, porém, não foi o primeiro modelo de referência independente de fabricantes. Um outro modelo já estava rondando as redes havia um bom tempo, mas, sem aISO lhe “apadrinhando”, era o modelo TCP/IP. Não era estruturado como o OSI nem tinha a ISO como endosse, como dito anteriormente, por isso poder-se-ia dizer que era um modelo informal, entretanto, erae é ainda hoje muito mais flexível que o modelo OSI e muito mais fácil de ser aplicado.

Desenvolvido na Universidade de Standford e homologado com sucesso por Bob Kahn e Vintong G. Cerfg em 1974,ainda não era um modelo, e sim um conjunto de protocolos cujo o TCP era o principal.

O Departamento de Defesa Amaricana (DoD – Departament of Defense) abriu uma espécie de licitação na época,...
tracking img