Modelo de uma boa pauta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Elaboração de pauta para telejornal
Pauta – é a orientação transmitida aos repórteres pelo pauteiro, profissional responsável por pensar de que forma a matéria será abordada no telejornal. No telejornalismo, a pauta ajuda a planejar a reportagem e serve de roteiro para o repórter.
• Pauta para TV deve ter gancho – é o que sustenta um fato como importante para ser incluído no telejornal; é aatualidade de um assunto que justifica a reportagem. O gancho da matéria é quase sempre o lead da matéria.
• Os assuntos das pautas são definidos pelo editor e pauteiro, levando em consideração atualidade, interesse da maioria das pessoas, difusão da notícia (como se espalha, dissemina)
OBSERVAÇÃO: Em televisão, deve-se levar em conta o fator da imagem. O assunto também é pautado serender boas imagens, apesar de não ter gancho. Não dá para imaginar uma reportagem para tv sem boas imagens.
A pauta deve conter:
- lide (o que, quem, quando, como, onde e por quê);
- as principais informações ( de forma sucinta ) sobre o assunto – pesquisadas pelos produtores – para subsidiar o repórter;
- material de apoio anexo, para o repórter;
- o enfoque ( como o assunto seráabordado/conduzido na reportagem);
- entrevistados/fontes que devem ser ouvidos;
- dados sobre os entrevistados (endereço, telefone);
- sugestão de perguntas;
- sugestão de imagens;
ATENÇÃO: O repórter tem a liberdade de mudar a pauta no meio do caminho, caso verifique a inviabilidade da matéria na forma em que foi sugerida. Pode, até, derrubar a pauta, caso não tenha como fazer amatéria. Mas os motivos devem ser bem argumentados e imediatamente comunicados à chefia de reportagem.

Na Redação
Tudo começa na reunião de pauta diária entre o editor-chefe, os editores dos telejornais, produtores e pauteiro. Nessa reunião, os assuntos, enfoques das matérias são definidos e os produtores caem em campo para produzir o material.
Obs: Todas as funções de TVrequerem maior grau de relacionamento, porque é um trabalho típico de equipe. O pauteiro é um dos que mais precisam desse entrosamento.
Quem trabalha com o pauteiro?
Assistentes, chamados de produtores. Eles têm a incumbência de checar se as informações são verdadeiras, conferir datas e horários.
Quando a pauta de TV está pronta?
No dia anterior, na noite anterior. De manhã cedo, a chefia dereportagem, os repórteres e apuradores já devem estar com a pauta na mão.
Pela manhã, será complementada com a leitura dos jornais, revistas e dos primeiros noticiários da manhã na TV e com a escuta do rádio. Estas informações são repassadas por meio de relatório para a equipe de produção da tarde e da noite.
Obs: A equipe da pauta está sempre um dia à frente, sempre pensando o jornal do diaseguinte, a não ser que haja um fato de última hora.
Rotina do pauteiro
- sempre estar a par de todos os acontecimentos do dia;
- ler todos os jornais e revistas concorrentes e ouvir um maior número possível de noticiários de rádio e TV;
- ler o que é enviado para o pauteiro, fax, e-mails, releases;
- ter uma agenda diária e do mês com anotações sobre os acontecimentos, sempre atualizada;- verificar a repercussão na cidade ou estado de acontecimentos nacionais e internacionais, como, por exemplo, o aumento do preço do petróleo;
- pautar as matérias já com datas conhecidas, como Dia das Mães. Essas matérias podem e devem ser preparadas com antecedência;
- manter atualizados dados históricos e estatísticos sobre os mais variados assuntos que possam virar matérias.
Opauteiro deve avaliar os releases que chegam à redação. Os releases são matérias produzidas por assessorias de imprensa avisando sobre acontecimentos, assuntos, eventos de determinada empresa, entidade. Os releases também marcam entrevistas coletivas de personalidades ou divulgam as datas de eventos, shows.
Matéria – termo jornalístico que denomina uma reportagem, que consiste em colher e passar...
tracking img