Estudo dirigido leila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A controvérsia entre essas duas ideias é obvia já que a mecanicista é indutiva, ou seja, da parte para o todo, enquanto a holística é dedutiva, ou seja, do todo para a parte.
2- De acordo com os primeiros filósofos, substância e forma tende a permanecer em uma dependência mútua de existência. Pensamento esse que prolongou por mais de 2 mil anos após a morte desses filósofos.
3- Anteriormenteao século 20, o pensamento científico ocidental caminhava junto ao pensamento cartesiano. A partir desse mesmo século, a ciência da época causou um grande impacto na forma de pensar dos estudiosos. Notou-se que os sistemas não poderiam ser mais explicados pela analise e que, na verdade, deveriam ser colados em um contexto mais amplo a fim de serem explicados. Tal afirmação caracteriza opensamento sistêmico.
4- Começando pela semelhança, nota-se que ambas as teorias possuem uma visão opositora à ideia de que a biologia se reduz a física e química e concordam que estas ciências, apesar de tratarem de organismos, apresentam explicações insuficientes a fim de compreender o fenômeno da vida. No entanto, é nesse conceito de “fenômeno da vida” que vitalismo e organicismo diferem. O vitalismosupõe que há uma entidade, uma força não física, que junta as leis da física e da química e nos permite explicar a vida. Já o organicismo afirma que para chegarmos a tal explicação, deveríamos entender o sentido de organização e de relações organizadoras.
5- a) Sistema é um conjunto de elementos e suas relações em um meio organizado.
b) Hierarquia seria o nivelamento de elementos dentro de umsistema.
c) Pensamento sistêmico é a ideia contrária ao pensamento analítico. Dessa forma, busca explicar os fenômenos da vida colocando-os em um contexto e não separadamente.
6- Os filósofos da psicologia da Gestalt caracterizaram a Gestalt (formula orgânica) introduzindo uma concepção holística, fórmula chave do pensamento sistêmico. Já na ecologia, anteriormente, o organicismo era o pensamentoem questão. Após a rejeição do termo “superorganismos” e a introdução do termo “ecossistema”, a abordagem do pensamento ecológico se transformou numa abordagem sistêmica. Dentro desse contexto de mudança, a biologia organísmica, após substituir a noção de função pela noção de organização, ao mesmo tempo, substituiu a concepção mecanicista pela concepção sistêmica. Por último, na física quântica,os seus pensadores tiveram que aceitar a ideia de que quando falamos de nível subatômico este se baseia em interconexões, ou seja, na base do pensamento sistêmico.
7- Nas conferências sobre a cibernética, tanto Wiener quanto Bateson, procuravam por explicações abrangentes e holísticas, dentro dessa área, para os fenômenos da vida, emergindo assim, um pensamento sistêmico na cibernética. Aprincipal ideia da cibernética era de compreender a comunicação e o controle de seres vivos e máquinas, como os computadores digitais que foram as principais invenções dessa área.
8- Essa nova visão da realidade propõem um novo tipo de pensamento o qual, a pesar de já estar sendo formulado, ainda não existe no presente momento: o pensamento não mais subdividido em diversas ciências e sim baseado noestado de inter-relação e interdependência entre todas as ciências. Visão essa que exemplifica o contraponto entre a concepção sistêmica e mecanicista, já que a nossa atual forma de estudo de fenômenos é mecanicista, estudando casa ciência separadamente e a nova visão sugere o estudo sistêmico, com a visão de um todo.
9- a) Segundo Capra, é uma relação de igualdade devido a associação da inter-relaçãocom a interação.
b) A diferença entre os dois sistemas é que os abertos necessitam de interação com o ambiente quem que vivem enquanto os isolados não possuem essa necessidade.
c) Segundo Capra, é a relação que mantém em funcionamento os sistemas isolados.
d) Segundo Capra, a diferença básica entre esses dois tipos é que máquinas são criadas e organismos crescem.
e) Segundo Capra, a pesar...
tracking img